Dicas para uma apresentação de sucesso

Uma boa apresentação é aquela que conecta cada espectador através da clareza, organização de pensamento e fácil compreensão.

Mas o que fazer para causar impacto? Como fazer com que o espectador sinta-se conectado ao assunto? Quais os itens que devemos prestar atenção ao preparar uma apresentação?

Há pessoas que têm o dom para falar em público, elas conseguem envolver a plateia de uma forma surreal. Um exemplo foi Steve Jobs, onde cada apresentação era um show.
Mas diferente de Steve Jobs, você não precisa que sua apresentação seja um show. Precisa apenas que sua mensagem seja transmitida com sucesso.

O melhor conselho para fazer uma boa apresentação é mantê-la curta, simples, clara, interessante e real.

Redução

Geralmente as apresentações longas possuem muitas repetições e informações desnecessárias, porém as pessoas querem ouvir o que é importante e relevante. E é isso que devemos fazer em nossas apresentações.
Tente isso: depois de preparar sua apresentação, reduza em 30% concentrando apenas os tópicos centrais e no máximo utilize 1 slide por minuto.

Simplicidade

Significa organizar e simplificar. Comece pelo tema da sua apresentação, onde você deve resumir em uma frase. A partir disso, organize suas ideias em 3 ou 4 pontos. Se preferir faça desses pontos perguntas, como por exemplo:

Que despesas podemos reduzir?
Que despesas podemos eliminar?

Junto com as questões utilize imagens sobre o assunto, faça uso do visual. É aconselhável uma divisão 50% – 50% de textos e imagens. As imagens complementam o que está escrito.

Clareza

Não tente impressionar a plateia com palavras técnicas, isso não funciona. Use termos que possam ser compreendidos facilmente.
Não faça confusão nos slides. Não insira muitos textos ou gráficos, mantenha apenas o essencial, afinal você explicará sobre os slides. Qualquer material utilizado (PowerPoint, flipchart, quadro etc) é de apoio e não deve ser mais importante que você.

Além disso o texto no slide deve ser adequado, nem muito grande nem pequeno. Tamanho 30 é uma boa escolha. Isso ajudará a manter o foco.

Envolvimento

Você tem que envolver a plateia durante sua apresentação. E para isso há diversas técnicas que podem ser utilizadas. Nelas estão inclusas repetição de impacto, perguntas retóricas, metáforas e visualização de fatos.
Não apresente itens na apresentação um após o outra. Entre eles faça uma breve explicação sobre tal item ou use uma figura para ilustrar o que foi dito. Apresentações não são como listas de compras no supermercado. A não ser que esteja apresentando um check list.

Faça perguntas, olhe para as pessoas, peça opiniões, dê a oportunidade para que participem da apresentação.

Realidade

Mantenha a apresentação o mais próximo da realidade. Se começar a falar sobre coisas que as pessoas não entendem e nem fazem ideia, elas não prestarão atenção em você.
Utilize um estudo de caso, para que a plateia fique envolvida com a situação e a vivencie.


Enfim, trabalhe com suas habilidades. Se você não se sente confortável em contar alguma piada, não conte uma piada. Se você gosta de palavras simples, mantenha-as simples. Não tente se afastar do seu jeito natural de se comunicar.

Boa apresentação!

3 comentários sobre “Dicas para uma apresentação de sucesso

  1. Bom dia me chamo Paulo Roberto, sou estudante de Secretariado Executivo Bilíngue pela Universidade Federal da Paraíba, e acho que esse termo Secretária não deveria ser usado dessa forma em um site como esse, pois o homem está conquistando seu espaço no meio Secretarial novamente, então acho mais viável usar o termo “Manual do Secretariado Executivo”, hoje temos muitos homens nos cursos de Secretariado e não fica elegante usar esse termo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s