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fevereiro 10, 2015

Como utilizar o Evernote para facilitar seu dia a dia

A desorganização é um mal que atinge a maioria das pessoas hoje em dia. São tantos compromissos, tarefas, ideias, pensamentos e objetos que precisam estar em seu devido tempo e lugar que muita gente acaba se perdendo. Desde aqueles que raramente esquecem um evento até os que se perdem na própria rotina, todos precisam de alguma ajuda para manter a vida organizada.
janeiro 17, 2015
Hábitos de produtividade - 8 hábitos para você incluir na sua rotina agora!

Hábitos de produtividade – 8 hábitos para você incluir na sua rotina agora!

“Como posso me tornar mais produtivo?” É uma pergunta sempre está em nossa cabeça. Todo mundo quer fazer mais e chegar ao fim do dia com um sentimento de realização. Há um milhão de dicas diferentes de produtividade, mas aqui vamos falar de cinco maneiras de aumentar seus níveis de produtividade que têm funcionado comigo.
novembro 15, 2014

O profissional de secretariado como gestor de resultados

A profissão de secretariado evoluiu muito e continua evoluindo diante das mudanças exigidas pelo mercado de trabalho. E com isso, o profissional de secretariado vem se atualizando de acordo com essas novas demandas e exigências em função de consolidar estrategicamente a sua carreira dentro das organizações. Focando neste tema em específico, encontrei um artigo super interessante no site www.integracao.com.br (Integração Escola de Negocios) o qual aborda assuntos sobre a profissão de secretariado e a gestão de resultados. Confira: O PROFISSIONAL DE SECRETARIADO COMO GESTOR DE RESULTADOS Função ganhou autonomia, evoluiu para assessoria de gestores e desempenho do trabalho do profissional deve ser incluso nos indicadores de resultados. A profissão de secretariado passou por uma grande transformação nos últimos anos: perdeu o perfil operacional, onde não havia autonomia e o profissional dependia 100% das instruções dos gestores, e incorporou o perfil de assessoramento, onde há uma participação mais ativa do profissional e autonomia […]
outubro 16, 2014

Entrevista com Fabiana Di Lauro Zainaghi | Assessora Executiva

Olá pessoal! Tudo bem? Esta semana fizemos uma entrevista super bacana com a Assessora Executiva de um dos escritórios jurídicos mais renomados do Brasil, o escritório Mattos Filho Advogados. Nessa entrevista, Fabiana Di Lauro Zainaghi conta um pouco sobre o grande desafio de todas as mamães que atuam na área do secretariado executivo: Como conciliar os desafios da profissão e da vida particular. Confira! – Conte-nos um pouco sobre a sua trajetória profissional e em especial, no Mattos Filho Advogados. Comecei muito cedo a trabalhar, tinha 18 anos e naquela época meu sonho era trabalhar com Hotelaria. Iniciei trabalhando com reservas em um hotel 5 estrelas e alguns anos depois, já era Gerente de Relacionamento com o Cliente. Fui convidada a trabalhar no Transamérica Ilha de Comandatuba, onde passei 2 anos. Após essa experiência, resolvi mudar de ramo de atividade e fui convidada a trabalhar na Siemens como coordenadora e revisora de […]
setembro 8, 2014
Você sabe a diferença entre Eficiência, Eficácia e Efetividade?

Você sabe a diferença entre Eficiência, Eficácia e Efetividade?

Os conceitos de eficiência e eficácia são distintos, porém interligados, sendo assim, para algumas pessoas são considerados iguais. Mas estes conceitos possuem significados completamente distintos, pois uma atividade pode ser desempenhada com eficácia, porém sem eficiência e vice-versa e, em relação ao conceito da efetividade, pode-se considerar como a prática da junção dos dois conceitos. Eficiência É a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, ou mais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos. Sendo assim, através deste conceito, temos que um administrador eficiente é aquele que realiza uma tarefa da melhor forma possível. Assim sendo, pode-se produzir algo interessante ao mercado, mas, se a produção deste produto não for feita com eficiência, muitas vezes o resultado final não será apropriado. Eficácia É a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para […]
junho 13, 2014

O valor da Secretária Executiva nas Organizações

  Diante do novo cenário organizacional e das novas exigências do mercado, o papel da secretária sofreu diversas transformações no qual assumir somente o papel de assessora não é mais o suficiente para atender as expectativas das empresas. A secretária deve exercer, acima de tudo, papéis estratégicos. Em outras palavras,é fundamental que este profissional assuma um perfil de gestor e líder dentro do ambiente de trabalho. A dependência de profissionais de secretariado nas organizações vem aumentando cada vez mais, uma vez que este profissional vem contribuindo de forma ativa e direta no planejamento estratégico do negócio em conjunto com a gerência, diretoria e presidência. Deste modo, é preciso desenvolver um papel inovador e criativo, utilizando-se não apenas de suas qualificações e competências, como de suas habilidades gerenciais. Além disso, as organizações, de modo geral, estão cientes do valor do capital intelectual e do quão importante é o papel dessa profissional nos […]
maio 12, 2014

Como elaborar corretamente um currículo

É muito importante que você apresente um currículo impecável e atraente na visão dos recrutadores, pois o seu currículo é a peça chave na busca uma oportunidade. Para isso, aqui vão algumas dicas e orientações básicas (mas que irão fazer total diferença) para você elaborar o seu Currículo de maneira certa: Deixe bem claro quais são seus objetivos e interesses.   Um bom currículo deve: – Apresentar uma linguagem bastante clara, com frases curtas e se preferencialmente em uma única página; – Não conter dados incorretos que, sejam eles mencionados por descuido ou intencionalmente, pois podem causar sérios problemas durante o processo seletivo, como erros de digitação; – Enfatizar os pontos fortes e dar menos ênfase aos pontos fracos, deixando-os no final do currículo ou omitindo-os. – Não apresenta hobbies ou características pessoais, que podem dar margem a interpretações negativas; – Não escrever frases em letras maiúsculas para não parecer destacado […]
abril 30, 2014

7 dicas para livrar se livrar das fofocas no trabalho

A fofoca é uma das situações mais desagradáveis que infelizmente ainda existe dentro do ambiente de trabalho. A fofoca não só acaba com o clima do escritório, como também gera conflitos entre funcionários e prejudica reputações. Por este motivo, gostaria de compartilhar uma matéria super interessante publicada pela “Pequenas Empresa e Grandes Negócios” , o qual cita dicas relevantes de como não se envolver nesse tipo de situação: Chapman é presidente da Empower Public Relations e criou o conceito de “espaço livre de fofocas”. Segundo ele, os boatos consomem em média 65 horas anuais de cada funcionário. Em seu livro, o empreendedor ensina como eliminar as conversas maldosas do trabalho, além de incentivar outras práticas positivas. Confira sete dicas extraídas da publicação para livrar o ambiente de trabalho das fofocas. 1. Evite se envolver Controlar o que as pessoas ao seu redor falam ou fazem é uma tarefa quase impossível. Não há […]
março 26, 2014

Saiba como tirar o passaporte!

Confira um passo-a-passo para tirar o passaporte comum. Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Federal, pelo telefone 194 ou no site www.dpf.gov.br/simba/servicos/passaporte. 1- Preencha o formulário eletrônico no site da Polícia Federal. Esse formulário é bem complicadinho e demora para ser preenchido.2- Será gerado um boleto para pagamento de uma taxa. Fique atento: a validade da guia é de 20 dias. 3- O sistema também realizará um agendamento da data em que será preciso ir ao posto da PF. Algumas unidades ainda não permitem o agendamento pela internet. Nesse caso, a recomendação é entrar em contato por telefone para saber como proceder. A minha eu agendei pela Internet mesmo e foi bem rápido (coisa de poucos dias depois). 4- No dia e horário agendados, vá ao posto de atendimento escolhido levando o boleto pago, o protocolo da solicitação e os seguintes documentos originais: – Documento de identidade (para menores de […]
março 18, 2014

Conheça a história da máquina de escrever

A máquina de escrever era utilizada pelas secretárias e diversos profissionais antigamente para redigir diversos documentos nas empresas. Essa máquina marcou um período importantíssimo na história da tecnologia e sua constante evolução durante todos esses anos. A máquina de escrever, máquina datilográfica ou máquina de datilografia é um instrumento mecânico, eletromecânico ou eletrônico com teclas que, quando premidas, causam a impressão de caracteres num documento, em geral de papel. No fim do século XX tornou-se rara a utilização de máquinas de escrever na generalidade das empresas e na utilização doméstica, sendo substituídas pelo computador, que, com processadores de texto, possibilitam efetuar o mesmo trabalho de modo mais eficiente e rápido. Um pouco sobre a história da máquina de escrever A história da máquina de escrever apresenta várias fases distintas, estas fases mapeiam toda a trajetória desta grande invenção a qual revolucionou a sociedade e todos os segmentos ligados a escrita até então feita de forma manual. Inventadas e […]
março 11, 2014

Why e Because explicados detalhadamente

Se você está a fim de dar mais um ‘up’ no seu inglês, fique atento à nossa dica de hoje, ela trás informação tanto para quem está começando quanto para aqueles que já tem um pouco mais de conhecimento do idioma. O assunto é daqueles clássicos e básicos do inglês – ‘why‘ e ‘because’. Seguindo aquela tradicional explicação que quase todo mundo algum dia já deve ter ouvido falar, “why” é o “por que” usado para se fazer perguntas e “because” é o “porque” que se utiliza em inglês para responder estas perguntas. Veja os exemplos: Pergunta: Why are you studying now? [Por que você está estudando agora?] Resposta: Because I have a test tomorrow. [Porque eu tenho uma prova amanhã.] Pergunta: Why do they do it? [Por que eles fazem isto?] Resposta: Because they need money. [Porque precisam de dinheiro.] Não vou me limitar a isso, o objetivo aqui hoje é falar destas duas palavras de forma ampla e detalhada, saindo […]
fevereiro 10, 2014
organizar email

Dicas rápidas para você organizar o email

Uma das tarefas mais complexas no que diz respeito à organização é como organizar o email, não é verdade? E é claro que uma das regras mais básicas de uma secretária é a organização das informações. É importante saber que gerenciar e-mails faz parte do escopo do seu trabalho. Através deles, diversas demandas chegam até você. Contudo, a caixa de entrada, por mais difícil que pareça, deverá sempre estar impecavelmente organizada, pois para organizarmos assuntos e tarefas relacionadas ao seu chefe  e à empresa a qual atua, você deverá sempre se organizar em primeiro lugar. A chave mestra para conseguir um gerenciamento de email eficaz é um hábito simples, porém não adotado por muitas pessoas: manter a caixa de entrada vazia. Quando não temos um sistema de gerenciamento de emails minimamente organizado, temos a tendência, seja por segurança ou por não saber onde coloca-los, de mantê-los na caixa de entrada até resolvermos o […]
fevereiro 6, 2014

5 maneiras de planejar seu futuro

Sem uma mentalidade focada no futuro, você nunca estará preparado para ele. Estas 5 dicas podem ajudar você a começar a pensar no futuro O futuro é importante demais para ser deixado ao acaso. No passado as empresas sobreviviam das pessoas. Agora, muitas vezes acontece o contrário. De acordo com Bruce Rosenstein, podemos visualizar o futuro e podemos tentar torná-lo realidade, mas nunca podemos realmente nos preparar para o que vem pela frente, a menos que trabalhemos para desenvolver foco no futuro. Em seu último livro, Bruce se baseia na sabedoria de Peter Drucker, um dos maiores pensadores da administração de nosso tempo, que afirmava que devemos criar ativamente nosso futuro, dia-a-dia, ao invés de ser pego de surpresa por ele. Como podemos cuidar de nós mesmos e do nosso ambiente para que possamos nos preparar para o que nos espera amanhã? Aqui estão 5 dicas que podem nos ajudar […]
fevereiro 5, 2014

Verbos em inglês

Os verbos são palavras usadas para indicar uma ação praticada (andar, estudar, etc), um estado em que alguém ou alguma coisa se encontra (ser, estar, etc) ou uma mudança de estado (ficar, tornar-se, etc). A definição do Dicionário Aulete a seguir deixa isso bem claro. — Verbo: classe de palavra que expressa ação, estado ou mudança de estado.– Em inglês, os verbos podem ser classificados, quanto à forma, em regulares, irregulares e anômalos. Ao serem usados, os verbos costumam sofrer variações. Estas variações são chamadas de conjugações. Veja exemplos de uso com algumas conjugações em inglês. He likes to play the guitar. [Ele gosta de tocar violão.] – presente simples I talked about it. [Eu falei sobre isto.] – passado simples We are working now. [Nós estamos trabalhando agora.] – presente contínuo They went home. [Eles foram para casa.] – passado simples   Verbos regulares Os verbos regulares em inglês são aqueles que, para se obter o passado ou particípio passado, acrescenta-se “d”, “ed” ou “ied” a eles. […]
dezembro 30, 2013

Dica de como reduzir a papelada em 3 passos

Só quando prestamos atenção nos damos conta de que precisamos reduzir a papelada que recebemos diariamente. Veja três dicas super simples para reduzir essa quantidade: 1. Restrinja a quantidade que chega até você Não pegue folhetos na rua, recuse papéis diversos no dia a dia, tire cópias e devolva, cancele assinaturas de propagandas, não pegue papéis de serviços que entregam em casa (vire foto), não peça o recibo das compras a débito etc. Todos os dias, papéis vêm até nós. Restrinja o máximo que puder. Se você colocar limites, vai diminuir pelo menos um pouco a quantidade. Outro dia um amigo me trouxe um monte de materiais em papel de um curso que ele fez e que poderiam ser interessantes para mim, e eram! Digitalizei tudo, agradeci e devolvi para ele, que reciclou. Eu poderia ter guardado aquela pilha de papéis, assim como poderia guardar tudo o que chega até […]