Veja como aprender qualquer coisa em 20 horas

Veja como aprender qualquer coisa em 20 horas

Metas SMART: Conheça o método para criar metas inteligentes
Metas SMART: Conheça o método para criar metas inteligentes
dezembro 30, 2015
Organizando o Checklist e Follow-up
Organizando o Checklist e Follow-up
fevereiro 28, 2016

Veja como aprender qualquer coisa em 20 horas

Como aprender qualquer coisa em 20 horas

Como aprender qualquer coisa em 20 horas

Sempre fui viciada em aprender coisas novas. Seja para usar no trabalho, ou pra jogar conversa fora com as amigas. O fato é que eu adoro aprender!

E aprender qualquer coisa é muito mais rápido do que você imagina. Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa, depende só de vontade e disciplina.

Imagine que você teve a oportunidade de participar de um evento que pode ser importantíssimo para você, e durante o almoço surge uma conversa sobre o momento atual político no Brasil. Pedem sua opinião sobre os erros que foram cometidos entre os governantes, porém você não tem ideia de como funciona a política no país para ter uma opinião formada. Bem ruim, não?

O que estou querendo dizer é que você não precisa se tornar um expert em um assunto que não é seu maior foco, mas que seria maravilhoso pelo menos entender um pouco sobre cada assunto diferente que está ao seu redor.

O escritor Josh Kaufman disse, em uma apresentação do TED, que é preciso apenas 20h para você aprender qualquer coisa. Para isso, Kaufman numera 4 passos:

  1. Defina exatamente o que quer aprender
  2. Aprenda o suficiente para se auto corrigir
  3. Elimine as distrações
  4. Pratique por pelo menos 20 horas
Mas como aprender?

Aprender qualquer coisa é muito mais rápido do que você imagina. Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa, depende só de vontade e disciplina.

O escritor Josh Kaufman disse em uma apresentação do TED que é preciso apenas 20h para você aprender qualquer coisa. Para isso, Kaufman numera 4 passos:

  1. Defina exatamente o que quer aprender
  2. Aprenda o suficiente para se auto corrigir
  3. Elimine as distrações
  4. Pratique por pelo menos 20 horas

Josh acaba com a ideia equivocada de que precisamos de 10 mil horas de prática para ser bom em algo. Inclusive, ele escreveu um livro sobre isso, “As Primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… rápido“, que esteve entre os livros mais vendidos nos Estados Unidos.

“A maior barreira para aprender algo novo não é intelectual, é emocional”

 

(Link para o Youtube)

Com vontade e disciplina é possível sim aprender qualquer coisa em 20 horas. Não gaste tempo com o que não deve, vá direto para o mais importante: praticar.

E com a Internet fica ainda tudo mais fácil. Você consegue encontrar informações, ferramentas, materiais e tutoriais para praticamente tudo. Também é um bom lugar para trocar experiências sobre suas tentativas.

O livro de Josh Kaufamn, As Primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… rápido, é o lançamento mais recente na área de meta-aprendizado.

 

Cap 1 – Sobre a vida do autor

  • ocupado, empreendedor, com filha
  • ama aprender

Aquisição rápida de habilidades

“É um processo – um jeito de quebrar a habilidade nos menores pedaços possíveis, identificar as partes importantes e então praticar esses elementos deliberadamente primeiro.”

4 Principais Passos: Desconstruir, Aprender, Remover, Praticar.

“A quantidade de tempo que levará para adquirir uma nova habilidade é largamente uma questão de quanto tempo concentrado você está disposto a investir em prática deliberada e experimentação esperta e o quão bom você precisa se tornar para agir no nível que deseja.”

Aquisição de habilidades x aprendizado

  • Estudo do Stephen Krashen sobre aprendizado de línguas
  • Diferencia aprendizado de uma linguagem e aquisição de uma linguagem ,sendo o primeiro o que fazemos na escola, metódico e chato e o segundo mais focado em realmente saber falar aqui. Distinção necessária?

Aquisição de habilidades x treinamento

  • Treinamento significa melhorar uma habilidade que você já adquiriu através de repetição.
  • Não é mesma coisa (exemplo da maratona).

Aquisição de Habilidades x Educação x Treinamento

  • AH requer praticar habilidades em questão por significantes períodos de tempo, com foco sustento e concentrado. Requer criatividade, flexibilidade, e liberdade de determinar seu próprio padrão de sucesso.
  • Sistemas rigorosos de credenciamento previnem aquisição de habilidades. O problema é o custo de aquisição: se os requerimentos para obter uma habilidade são tão intensos que impedem sua habilidade de gastar tempo praticando as habilidades em questão

O modelo de três estágios para aquisição de habilidades 1. Estágio cognitivo Inicial – entender o que você está tentando fazer, pesquisar, pensar a respeito e quebrar em partes gerenciáveis 2. Estágio Associativo – Praticar a tarefa, notar feedback do meio, ajustar sua abordagem baseado naquele feedback 3. Estágio Autonomo

Cap 2 – Os 10 princípios da aquisição rápida de habilidades

  1. Escolha um projeto amável
  2. Foque sua energia uma habilidade por vez
  3. Defina seu objetivo nível de performance
  4. Desconstrua as habilidades em subhabilidades
  5. Obtenha ferramentas críticas
  6. Elimine as barreiras para a prática // esforço pré-prática? disponibilidade de ferramentas? distrações?
  7. Crie tempo dedicado para praticar
  8. Crie loops de feedback rápido // Sugestão: mentoria.
  9. Pratique em tempo de relógio
  10. Dê ênfase em quantidade e velocidade

Cap3 – Os 10 princípios do Aprendizado Eficiente

  1. Pesquise sobre a habilidade e tópicos relacionados
  2. Pule mais alto do que consegue
  3. Identifique modelos mentais e ganchos
  4. Imagine o oposto do que quer
  5. Fale com praticantes e crie expectativas corretas
  6. Elimine Distrações
  7. Use repetição espaçada
  8. Crie checklists
  9. Faça e teste predições
  10. Honre sua biologia Estudo(cada capítulo dedicado a uma habilidade): Yoga, Programação, Digitação, Go, Ukelele, Windsurfing — Perguntas (respondidas no vídeo): – O que tem diferente do Tim Ferris? – O que é mais importante de tirar desse livro?

E você, gostaria de aprender mais em menos tempo?

EnglishPortugueseSpanish