Sempre fui viciada em aprender coisas novas. Seja para usar no trabalho, ou pra jogar conversa fora com as amigas. O fato é que eu adoro aprender!
E aprender qualquer coisa é muito mais rápido do que você imagina. Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa, depende só de vontade e disciplina.
Imagine que você teve a oportunidade de participar de um evento que pode ser importantíssimo para você, e durante o almoço surge uma conversa sobre o momento atual político no Brasil. Pedem sua opinião sobre os erros que foram cometidos entre os governantes, porém você não tem ideia de como funciona a política no país para ter uma opinião formada. Bem ruim, não?
O que estou querendo dizer é que você não precisa se tornar um expert em um assunto que não é seu maior foco, mas que seria maravilhoso pelo menos entender um pouco sobre cada assunto diferente que está ao seu redor.
O escritor Josh Kaufman disse, em uma apresentação do TED, que é preciso apenas 20h para você aprender qualquer coisa. Para isso, Kaufman numera 4 passos:
- Defina exatamente o que quer aprender
- Aprenda o suficiente para se auto corrigir
- Elimine as distrações
- Pratique por pelo menos 20 horas
Aprender qualquer coisa é muito mais rápido do que você imagina. Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa, depende só de vontade e disciplina.
O escritor Josh Kaufman disse em uma apresentação do TED que é preciso apenas 20h para você aprender qualquer coisa. Para isso, Kaufman numera 4 passos:
- Defina exatamente o que quer aprender
- Aprenda o suficiente para se auto corrigir
- Elimine as distrações
- Pratique por pelo menos 20 horas
Josh acaba com a ideia equivocada de que precisamos de 10 mil horas de prática para ser bom em algo. Inclusive, ele escreveu um livro sobre isso, “As Primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… rápido“, que esteve entre os livros mais vendidos nos Estados Unidos.
“A maior barreira para aprender algo novo não é intelectual, é emocional”
Com vontade e disciplina é possível sim aprender qualquer coisa em 20 horas. Não gaste tempo com o que não deve, vá direto para o mais importante: praticar.
E com a Internet fica ainda tudo mais fácil. Você consegue encontrar informações, ferramentas, materiais e tutoriais para praticamente tudo. Também é um bom lugar para trocar experiências sobre suas tentativas.
O livro de Josh Kaufamn, As Primeiras 20 horas: como aprender qualquer coisa… rápido, é o lançamento mais recente na área de meta-aprendizado.
Cap 1 – Sobre a vida do autor
- ocupado, empreendedor, com filha
- ama aprender
Aquisição rápida de habilidades
“É um processo – um jeito de quebrar a habilidade nos menores pedaços possíveis, identificar as partes importantes e então praticar esses elementos deliberadamente primeiro.”
4 Principais Passos: Desconstruir, Aprender, Remover, Praticar.
“A quantidade de tempo que levará para adquirir uma nova habilidade é largamente uma questão de quanto tempo concentrado você está disposto a investir em prática deliberada e experimentação esperta e o quão bom você precisa se tornar para agir no nível que deseja.”
Aquisição de habilidades x aprendizado
- Estudo do Stephen Krashen sobre aprendizado de línguas
- Diferencia aprendizado de uma linguagem e aquisição de uma linguagem ,sendo o primeiro o que fazemos na escola, metódico e chato e o segundo mais focado em realmente saber falar aqui. Distinção necessária?
Aquisição de habilidades x treinamento
- Treinamento significa melhorar uma habilidade que você já adquiriu através de repetição.
- Não é mesma coisa (exemplo da maratona).
Aquisição de Habilidades x Educação x Treinamento
- AH requer praticar habilidades em questão por significantes períodos de tempo, com foco sustento e concentrado. Requer criatividade, flexibilidade, e liberdade de determinar seu próprio padrão de sucesso.
- Sistemas rigorosos de credenciamento previnem aquisição de habilidades. O problema é o custo de aquisição: se os requerimentos para obter uma habilidade são tão intensos que impedem sua habilidade de gastar tempo praticando as habilidades em questão
O modelo de três estágios para aquisição de habilidades 1. Estágio cognitivo Inicial – entender o que você está tentando fazer, pesquisar, pensar a respeito e quebrar em partes gerenciáveis 2. Estágio Associativo – Praticar a tarefa, notar feedback do meio, ajustar sua abordagem baseado naquele feedback 3. Estágio Autonomo
Cap 2 – Os 10 princípios da aquisição rápida de habilidades
- Escolha um projeto amável
- Foque sua energia uma habilidade por vez
- Defina seu objetivo nível de performance
- Desconstrua as habilidades em subhabilidades
- Obtenha ferramentas críticas
- Elimine as barreiras para a prática // esforço pré-prática? disponibilidade de ferramentas? distrações?
- Crie tempo dedicado para praticar
- Crie loops de feedback rápido // Sugestão: mentoria.
- Pratique em tempo de relógio
- Dê ênfase em quantidade e velocidade
Cap3 – Os 10 princípios do Aprendizado Eficiente
- Pesquise sobre a habilidade e tópicos relacionados
- Pule mais alto do que consegue
- Identifique modelos mentais e ganchos
- Imagine o oposto do que quer
- Fale com praticantes e crie expectativas corretas
- Elimine Distrações
- Use repetição espaçada
- Crie checklists
- Faça e teste predições
- Honre sua biologia Estudo(cada capítulo dedicado a uma habilidade): Yoga, Programação, Digitação, Go, Ukelele, Windsurfing — Perguntas (respondidas no vídeo): – O que tem diferente do Tim Ferris? – O que é mais importante de tirar desse livro?
E você, gostaria de aprender mais em menos tempo?
Polânia
Olá bom dia! Gostaria de indicações de cursos on line, que tenha certificados e sejam reconhecidos…..poderia me informar.