Como construir autoridade no LinkedIn
Roda da Vida: como potencializar suas conquistas em todas as áreas da vida!
dezembro 31, 2019

Como construir autoridade no LinkedIn

Como construir autoridade no LinkedIn

Se você está inserido no mercado de trabalho e busca impulsionar sua carreira ou seu negócio, é bem provável que este artigo irá te ajudar. 

Atualmente, com a era digital se expandindo e ocupando cada vez mais espaço no mundo corporativo, o LinkedIn se tornou um grande aliado pra quem busca networking e maior engajamento profissional.

Além disso, a construção de autoridade pessoal é, sem dúvidas, essencial para um perfil com maior credibilidade e visibilidade no mercado. 

A importância do LinkedIn para o mercado de trabalho

Algumas pessoas ousam dizer que o Currículo migrou para internet, ou que ele já não existe mais. Isso porque o LinkedIn veio definitivamente para substituir e ocupar espaços que até então eram limitados.

Você já se questionou alguma vez em como tornar seu currículo melhor? Como enriquecê-lo com informações significativas? Se sim, provavelmente deve ter se frustrado em algumas dessas questões.

trelado a tudo isso, é comum vermos as pessoas desmotivadas no processo de criação da imagem profissional, na busca de emprego, sem perspectivas de networking e tendo a sensação de impotência devido à escassez de oportunidades que o mercado externo à era digital oferece.

As redes sociais dominaram o dia a dia das pessoas e trouxeram um leque de ferramentas que facilitam de forma considerável a vida da população em todos os seus níveis. A relação das mídias sociais com as pessoas evoluiu de forma intensa ao decorrer de todos esses anos.

Você já deve ter se deparado com vários sites de empresas na internet e inúmeros links anunciando desde oportunidades de emprego e até negócios, porém com uma interação social baixa ou, na maioria das vezes, inexistentes.

Quando pensamos na potência do marketing digital é importante destacar a importância do contato direto e do networking tanto para as empresas quanto para as pessoas inseridas no mercado de trabalho.

O LinkedIn traz uma perspectiva inovadora sobre o âmbito profissional, o que antes era um processo desanimador se torna um momento de interação e proporciona variedades de conexões corporativas disponíveis em um clique.

Com mais de 500 milhões de usuários cadastrados pelo mundo todo, a rede disponibiliza uma série de ferramentas que possibilitam criar uma espécie de currículo virtual, muito mais dinâmico e completo que o usual.

Nele você pode sair do óbvio e preenchê-lo não só com informações pessoais sobre escolaridade e trabalhos anteriores, mas também com projetos futuros, certificados de cursos, habilidades desenvolvidas e até mesmo aspirações futuras.

Aprenda a influenciar pessoas: Por que autoridade profissional é tão importante?

Em algum momento da vida você já deve ter se encontrado em uma situação onde precisava ser persuasivo e influenciar pessoas. Independente se isso aconteceu fora ou dentro do ambiente de trabalho, a verdade é que construir autoridade sempre foi um diferencial na vida das pessoas, em todos os aspectos. 

A palavra autoridade é frequentemente associada à liderança e poder, porém, quando falamos de autoridade profissional estamos nos referindo a uma liderança conquistada e não somente imposta como no caso das autoridades regulamentadas e tradicionais. 

Você já se perguntou qual o impacto que suas ideias causam? Ou o que te faz admirar e seguir alguém nas redes sociais? 

A autoridade está intimamente ligada à forma como você constrói sua influência sobre as pessoas, a imagem que você transmite dentro e fora das plataformas digitais, e principalmente a quantidade de pessoas que você inspira e influencia diariamente. 

Na era digital em que vivemos, estamos rodeados de pessoas com facilidade para construir essa famosa autoridade. 

Além disso, é muito mais fácil construir uma reputação na web graças à democratização de informações e grande variedade de ferramentas digitais como hospedagem de sites, construtores de sites, plataformas de conteúdos e principalmente as redes sociais. 

Com toda essa tecnologia estamos dispostos a uma conexão constante com as pessoas, a expor nossas ideias e projetos livremente e construir assim, uma identificação e persuasão natural, que nos leva a autoridade pessoal e profissional. 

Agora que já sabe sobre o que se trata a autoridade e a importância do LinkedIn para sua vida profissional, você deve finalmente estar se perguntando: como sintetizar tudo isso e colocar em prática? Pode parecer difícil, mas nós selecionamos um conjunto de dicas que vão facilitar muito esse processo.

Como construir um perfil que gere autoridade pessoal e profissional no Linkedin

Logo abaixo elencamos os principais meios e formas de construir autoridade. Confira! 

Crie um perfil completo e harmônico 

Assim como qualquer outra rede social, comece se empenhando na criação do seu perfil, não economize nas informações pessoais, pois quanto mais informações disponíveis, maior será a relação de confiança que você irá criar com futuros clientes ou contratantes. 

Tanto para empresas ou pessoas físicas, a confiança sempre será uma das grandes aliadas na construção da autoridade pessoal, sendo a mesma construída gradativamente por meio de um conjunto de variáveis, entre eles, a transparência.

Valorize a identidade visual 

Lembre-se que a plataforma do LinkedIn é o seu espaço de promoção pessoal e uma boa identidade visual é de extrema importância para prender atenção das pessoas e pode ser determinante na maioria das vezes.

Seja exigente com a foto de perfil, selecione as melhores e escolha aquela que mais se encaixe com o contexto geral e a sua proposta profissional. Se preciso peça opinião de outras pessoas, pois estar aberto a uma visão externa também faz parte da construção da autoridade pessoal. 

Aproveite as ferramentas que a plataforma oferece 

Há vários motivos para o LinkedIn ter se tornado o queridinho entre as empresas e os profissionais do marketing digital, pois seu maior diferencial em relação à outras redes sociais é a diversidade de recursos e ferramentas voltadas para o marketing pessoal que ele dispõe aos usuários.

Aproveite essas ferramentas para produzir conteúdo, assim como outras redes sociais, o LinkedIn possui um espaço reservado para você adicionar publicações, portfólios, compartilhar experiências acadêmicas ou profissionais. 

Assim como preencher as informações pessoais de forma completa, alimentar essa rede com aprendizados e ideias irá criar ainda mais identificação com as pessoas. 

Não se limite apenas ao LinkedIn 

Um dos grandes diferenciais para construção da autoridade pessoal no LinkedIn é justamente não se abster apenas a ele. 

Crie um site ou blog para publicar ainda mais conteúdo, pois essa é uma forma de expandir ainda mais as suas oportunidades de negócio e engajamento, além de mostrar maior credibilidade entre as suas conexões. 

Nunca foi tão simples criar um site próprio! Basta contratar uma empresa que forneça um bom servidor de hospedagem de sites e usufruir de uma variedade de serviços que eles oferecem, além disso, você garante mais autonomia sobre seu conteúdo.

Um plano de hospedagem é muito barato e pode ser de grande ajuda na construção da sua marca pessoal, ainda mais quando aliado a um bom nome de domínio. 

O segredo do LinkedIn é fazer networking e conectar-se com as pessoas

Você já sentiu dificuldade em apresentar seu trabalho fora da internet? Ou já se sentiu desmotivado a criar relações profissionais no dia a dia? Esses são alguns dos desafios mais comuns entre as pessoas atualmente, ao mesmo tempo em que é o ponto decisivo na construção da autoridade pessoal e profissional. 

O networking é a chave para o sucesso da sua autoridade pessoal, pois é por meio das relações que tudo será construído, desde a confiança, credibilidade, e principalmente a sua influência no mundo corporativo. 

O grande diferencial do LinkedIn é justamente criar conexões e te ajudar a fazer networking de forma muito mais prática e rápida. A marca registrada da plataforma é a “conexão”, que é como os contatos são chamados na rede. 

Essas conexões possibilitam que outras pessoas visualizem suas informações, compartilhem interesses e possibilita que empresas recrutem bons profissionais. 

A construção da autoridade pessoal no LinkedIn é ampla e às vezes demanda tempo, por isso, aproveite as nossas dicas, se atualize com frequência, se relacione com pessoas, esteja aberto para novas perspectivas e amplie seus espaços nas mídias digitais. 

Tudo isso somará para o seu sucesso profissional e pessoal.

EnglishPortugueseSpanish