Como criar apresentações vencedoras
Qual a sua personalidade? Descubra aqui e saiba como se relacionar com as pessoas ao seu redor!
Maio 23, 2015
O que você deve saber sobre a área de Secretariado Executivo
julho 7, 2015

Como criar apresentações vencedoras

As apresentações de negócios são comuns nos dia a dia de empresas de todos os tamanhos. Seja uma apresentação interna com dados e relatórios, uma palestra motivacional ou informativa ou ainda a apresentação de um produto ao cliente, uma das maiores dificuldades é saber como condensar a informação de maneira correta para não deixar a apresentação maçante.

Existem diversos softwares que são desenvolvidos especialmente para trabalhar diretamente em apresentações de slides. Esses produtos oferecem diversas opções para criar uma apresentação dinâmica e muito mais bem elaborada.

PowerPoint

O Microsoft PowerPoint é um programa de criação e edição de apresentações de slides, para Windows, Android e iOS, que faz parte do pacote Office. A ferramenta disponibiliza recursos como edição de vídeos e novos efeitos de imagens e é bem fácil de utilizar. Os menus estão em uma barra superior, onde você pode configurar o tema da apresentação, o fundo dos slides, as transições e animações. Além de configurar a fonte e os diversos outros recursos disponibilizados pelo software. O programa conta ainda com opções de modos de exibição, compatibilidade com tela widescreen, reuniões online a partir da aplicação, variações de tema, alinhamento e espaçamento uniformes, compartilhamento, comentários, trabalho em conjunto e sensibilidade ao toque.

Prezi

O Prezi permite que você crie apresentações de alto impacto através do conceito de apresentações de zoom. O Prezi utiliza o mesmo conceito do Google Maps para reduzir e ampliar imagens e textos de uma forma cativante que causa um alto impacto na audiência.

É uma ferramenta que permite a criação de apresentações animadas de maneira dinâmica, que não se limita a slides. O aplicativo começou como um serviço online gratuito e hoje em dia conta com versões para Android, iOS, Windows e Mac OS. A aplicação é uma boa alternativa para quem está cansado ao modo clássico de apresentar trabalhos obtido através do Microsoft PowerPoint.

Keynote

O Keynote é o programa para criação de apresentações de slides da Apple. O software, que conta com versões para Mac OS X e iOS, permite criar trabalhos ricos em gráficos e com transições animadas. Apesar de ser destinado aos usuários de Mac, os arquivos produzidos podem ser exportados e convertidos automaticamente para os formatos PowerPoint, PDF e até mesmo em formato de vídeo, para visualização no QuickTime e YouTube.

Com o Keynote você pode salvar seu documento em Keynote como arquivo do PowerPoint ou importar e editar documentos do PowerPoint no Keynote. Os recursos mais populares do PowerPoint também são aceitos. É possível trabalhar no mesmo projeto, mesmo usando aplicativos diferentes.

Emaze

Emaze é um aplicativo gratuito para web que te ajuda a fazer apresentações de uma maneira bastante simples. No programa a pessoa pode adicionar textos, fotos do computador ou da Internet, vídeos do YouTube, adesivos e muito mais.

O aplicativo Emaze é indicado para quem deseja fazer apresentações de um jeito fácil e interessante na Internet. Ele se destaca por possuir ferramentas incríveis para editar e personalizar os slides, como layout, borda da imagem e vídeos do YouTube.

Fonte: Techtudo

 

Mas não basta apenas ter um programa para apresentações, a apresentação deve ser atraente e capturar a atenção da plateia.

É necessário PLANEJAR:

 

1 – Reunir todos os subsídios / materiais. Qual o assunto que você deseja abordar; Quais os pontos relevantes; Dados qualitativo-quantitativos; Gráficos; Vídeos; etc. Assim você poderá estruturar as informações para desenvolver sua apresentação.

 

2 – Definir o layout. Paletas de cores; Tipografia; Imagens. A apresentação deve ter uma padronização estética para ter fluidez durante a apresentação.

 

3 – Roteirizar o conteúdo. Definir as etapas da apresentação; Construir um nível de informações com introdução, desenvolvimento e conclusão.

 

4 – Treinar. Você deve conhecer a sua apresentação a fundo, saber o que vem a cada etapa, o que você deseja abordar e praticar, para que não seja apenas uma leitura do conteúdo apresentado na tela.

 

Ao planejar sua apresentação com atenção, você garantirá que o conteúdo abordado será transmitido adequadamente, independente do programa escolhido para criá-la.

 

Mais dicas sobre apresentações acesse aqui e aqui.

 

Sobre a autora:

Heloiza Helena Silva Ramos
Graduada em Secretariado Executivo Trilíngue pela FECAP – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado. Há oito anos exercendo a profissão de Secretária Executiva, sendo dois anos como Secretária Executiva remota de consultores e diretores, onde adquiriu experiência em gestão de projetos, aplicativos colaborativos e coaching.

 

EnglishPortugueseSpanish