7 dicas de como se vestir adequadamente no ambiente de trabalho

Você já deve ter escutado em seu trabalho a frase “A secretária além de tudo representa o cartão de visita da empresa”? 

A frase acima é uma daquelas famosas frases que colocam a secretária em uma posição estratégica para fomentar a relação com o cliente, e por isso, um profissional não é medido apenas pelas suas competências, mas também pela sua etiqueta comportamental, ou seja, é medido pelo modo de como se veste em seu trabalho.

No look de uma secretária, tudo precisa ser escolhido com muita atenção. Saber fazer boas escolhas na compra de roupas, joias, bolsa, sapatos maquiagem e cabelo, é muito importante para não se tornar algo vulgar. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como uma secretária deve se vestir no trabalho, vamos nessa?

como se vestir adequadamente no trabalho

1. Vista sempre peças claras

Evite o uso de peças estampadas e coloridas, procure utilizar sempre roupas em cores claras. Cores muito escuras também não são ideais  para o ambiente de trabalho. As roupas de cores claras irão ajudar na hora de combinar peças no look do dia. 

É muito comum, em algumas organizações, existir o Dress Code – um código de melhores práticas no quesito vestimenta dentro do ambiente de trabalho, para áreas específicas. No caso do secretariado, é muito comum que se use uniformes nas cores que representam a identidade da empresa, ou cores totalmente neutras, como o branco e o preto. Compare:

2. Evite roupas curtas, apertadas e decotadas

As saias ou vestidos deverão ser da altura do joelho ou até 4 dedos acima do joelho, e é recomendável utilizar sempre uma meia calça na cor da pele ou na cor preta por debaixo da saia e do vestido. 

Essa dica também vale para peças íntimas, muito cuidado para não marcar a roupa e nem ficar transparente. Evite sempre chamar a atenção.

Vestido social branco para ir trabalhar
Vestido Social branco

3. Cuidado com o tamanho do sapato

Você pode apostar em sapatos com menos de 3 centímetros de altura, pois, sapatos com salto muito alto não são recomendáveis, já que posteriormente isso pode lhe prejudicar ao longo do dia.

Caso você ainda esteja com dúvidas, escolha uma sapatilha fechada e sem detalhes.

Sapato feminino social preto
Salto preto simples

4. Capriche nas joias 

Não use colares enormes e com muitos detalhes, dessa forma você também evita barulhos constrangedores no trabalho. O charme do look é sempre a simplicidade.

Entre todos os modelos de joias e bijuterias, a pérola é o tipo de joia que mais representa elegância

Joia discreta para o trabalho
Joia feminina discreta

5. Muito cuidado com tatuagens no trabalho

Nunca exponha suas tatuagens. Vista-se de modo que não as deixe expostas para seu chefe, colegas de trabalho e clientes. 

No exemplo abaixo, você pode notar a tatuagem, mas de maneira bem sutil, o que é muito bem aceito pelas pessoas, considerando até os ambientes mais formais e conservadores.

Mulher trabalhando com tatuagem discreta no braço
Tatuagem discreta

6. Não exagere na maquiagem 

É sempre recomendável que a secretaria esteja bem apresentada e maquiada.

O ideal de uma maquiagem simples é uma base leve iluminada com um corretivo, um blush cremoso para dar um ar saudável, uma sombra para que a pálpebra não fique da mesma cor que a pele, e o rímel que é sempre necessário. Nos lábios, utilize um batom cremoso de cor neutra. 

7. Arrume os cabelos da forma certa

Se vestir bem no trabalho também está incluso cuidar dos cabelos! Não utilize acessórios brilhantes e coloridos e também esqueça as piranhas. Seja o mais discreta possível. O cabelo precisa ser o mais básico possível!

Aposte em um coque ou um rabo alto, esses penteados além de discretos, são muito elegantes.

Coque simples para trabalhar
Coque simples e discreto

Dica bônus!

É importante lembrar se vestir de acordo com a cultura da sua organização é a forma mais adequada de se vestir.

A aparência de uma secretária no ambiente de trabalho é extremamente necessária. E acima de tudo, é importante ressaltar que você deve se sentir bem com aquilo que usa.

Quando uma secretária se veste bem em trabalho, ela aprende segredo para passar confiança e aumentar ainda mais a credibilidade de sua imagem profissional.

Nunca se esqueça: a primeira impressão é sempre a que fica!

E falando nisso, que tal potencializar ainda mais a sua habilidade intrapessoal para se tornar o profissional que o presente e que o futuro almeja? 

Clique aqui e veja só o arsenal que temos ao lado de grandes especialistas e mentores de carreira para te ajudar nessa jornada infinita, e construtiva, do autoconhecimento!

Agora me conta: como você se veste no ambiente onde trabalha? É muito formal ou informal? Você se sente bem com o que veste? Conte um pouco sobre o seu dia a dia aqui nos comentários 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

logo manual da secretaria

O Manual da Secretária tem um acervo gigantesco de conteúdo e informação.

Desenvolvido na nave Migre Seu Negócio