Dicas de Informática - PDF
conjunções gramaticais
Como usar corretamente as conjunções gramaticais
maio 8, 2012
Fique por dentro sobre a Profissão de Secretariado Executivo
julho 2, 2012

Dicas de Informática – PDF

Diariamente temos que redigir documentos e enviar para diversos destinatários. Utilizamos editores de texto, planilhas eletrônicas, editores de imagens etc.

Quando temos que enviar um documento que não pode ser alterado, geralmente enviamos o documento em .pdf.

O que é PDF?

PDF é um formato portátil para documentos (Portable Document Format) desenvolvido por Adobe Systems e muito usado na Internet devido a sua versatilidade, facilidade de uso e tamanho pequeno.

  • Segundo se divulga extensamente na Rede, o formato de arquivo PDF se converteu no padrão para a distribuição de documentação, tanto em intranets empresariais como na Web, e parece igualmente um correto método de distribuição de arquivos em pré-impressão, são muito populares na rede por várias razões:
  • Um documento PDF tem a mesma aparência, cor, tipo de imprensa, gráficos e formato que um documento impresso.
  • Os arquivos PDF podem ser vistos utilizando o navegador mesmo ou podem ser armazenados no computador para uso ou impressão posterior.
  • O programa Lector Acrobat (Acrobat Reader) se pode obter grátis para a maioria dos sistemas operacionais.
  • Se bem que o programa Acrobat Reader não se pode usar para editar (modificar) um documento PDF, permite copiar texto do documento a outro arquivo, e também efetuar buscas para localizar uma palavra ou texto.
  • Podem se distribuir por toda a Web, ou mediante e-mails, ou estar em CDs; porém, este tipo de arquivos é muito utilizado na hora de compartilhar informação gráfica ou de texto, como por exemplo, contratos, manuais, e até e-books.

Há várias formas de se produzir um documento PDF. O mais comum é a aquisição do programa Acrobat. Apesar de ser caro, ele dá mais flexibilidade, autonomia e qualidade na produção.

Mas para quem não tem o Acrobat, há vários programas que cumprem seu papel muito bem. Seguem dois exemplos:

CutePDF Writer (Download)

O CutePDF Writer traz a você uma maneira diferente e muito mais fácil de criar arquivos no formato PDF (formato de documentos portáteis). Ele cria uma espécie de impressora virtual em seu computador, de modo que você possa selecioná-lo para gerar um novo arquivo, ao invés de imprimi-lo. Portanto, não assuste-se ao se deparar com uma nova “impressora” chamada CutePDF Writer após a instalação do software.

SwiftPDF (Download)

Swift PDF é uma ferramenta gratuita para captar uma grande variedade de imagens escaneadas, fotografias, figuras baixadas da internet, ou provenientes de outras fontes, para depois combiná-las em um único documento PDF, um formato de documentos portáteis e universais de visualização em vários sistemas operacionais.

Requisitos de leitura

Para apresentar documentos PDF na tela se necessita um programa de leitura de arquivos PDF, como por exemplo Acrobat Reader ou Acrobat Exchange, provido por Adobe Systems Incorporated.

O programa Acrobat Reader pode ser baixado e instalado sem débito clicando no seguinte endereço: http://www.adobe.com/products/acrobat/readstep2.html.

Para evitar problemas, atualize seu navegador e programa de leitura de documentos PDF com a versão mais moderna disponível.

Fontes (1,2,3)

EnglishPortugueseSpanish