fbpx

O Futuro do Trabalho: Tudo o que você precisa saber para se preparar

O que é follow up e como fazer de maneira eficaz! Veja aqui
Follow up: O que é e Como fazer de maneira eficaz 5/5 (4)
outubro 3, 2017
Palestrante - O guia básico para você iniciar sua carreira
Palestrante – O guia básico para você iniciar sua carreira
janeiro 3, 2018

O Futuro do Trabalho: Tudo o que você precisa saber para se preparar

O futuro do trabalho

O futuro do trabalho

Você já deve ter se deparado com notícias sobre o futuro do trabalho diante do cenário repleto de mudanças tecnológicas e instabilidades no qual vivemos atualmente.

É fato que a automação, a inteligência artificial e outras tecnologias estão eliminando postos de trabalho em ritmo cada vez mais acelerado.

A tecnologia deverá transformar as carreiras nos próximos anos.
David Baker

Estudos indicam que, até 2020, muitas das atividades hoje exercidas por humanos serão realizadas por totalmente por máquinas, o que envolve maior produtividade, rapidez, eficiência e barateamento de recursos.

Alguns economistas dizem que, apesar da extinção de muitas profissões, muitas outras surgirão. Sendo assim, as qualificações exigidas hoje serão mudadas totalmente, envolvendo habilidades e competências completamente novas.

Será que isso eliminará as chances da maioria das população em conseguir uma nova recolocação no mercado?

Mudanças no mercado e nas profissões


We are the facillitators of our own creative evolution.
Bill Hicks


Você que está lendo este artigo agora deve já atuar no mercado de trabalho ou gostaria de um dia atuar.

Você pode estar empreendendo ou gostaria de empreender dentro da sua expertise.

Pode ser também que você esteja buscando uma nova oportunidade no mercado de trabalho ou uma posição melhor, mais estratégica.

Enfim, não importa em qual contexto você está agora, o que importa é saber que o mercado e as profissões mudaram… Mas e você? Você está preparado para essas mudanças?

… E por que eu estou te contando isso?

Justamente porque você não pode correr o risco de ficar de fora do mercado de trabalho, seja lá qual for o seu contexto.

Para você entender melhor o que são essas mudanças, vou relatar alguns fatos a seguir.

O velho Teste de Q.I.

Não sei se você sabe, mas o Q.I (Quoeficiente Intelectual) foi uma teoria publicada em 1916 por Lewis Madison na Era Industrial, que até hoje consiste em uma avaliação do nível mental das pessoas baseada principalmente e apenas nas inteligências lógico-matemático, espacial-visual, linguística-verbal.

Agora vamos aplicar o conceito do teste de Q.I e na nossa realidade hoje: as máquinas já são infinitamente melhores que nós, humanos, nessas três inteligências. Quer alguns exemplos?

  • Lógico-matemático: computador, Watson da IBM;
  • Espaço-visual: carros autônomos, drones, impressoras 3D, robôs;
  • Linguística-verbal: google translate, skype translate.

 

O revelador Paper de Oxford

Existe também um paper produzido em 2010 pela Oxford chamado O futuro do trabalho – quão suscetíveis são as profissões para a informatização (The future of Employment – How susceptible are jobs to computerisation).

Eles listaram 702 profissões e analisaram o risco de cada uma ser automatizada nos próximos 20 anos.

Para eles chegarem nesses resultados, foi avaliado uma série de fatores em cada uma dessas profissões como: percepção, sensibilidade, tato, inteligências sociais e criativas.

Em resumo, os principais resultados foram:

  • Posição 001 (a menos suscetível de todas): Terapeuta Recreativo – por lidar intrinsecamente com pessoas, com necessidades físicas, emocionais e desenvolvimento de habilidades.
  • Posição 702 (a mais suscetível de todas): Telemarketing – por seguir scripts e processos controlados pelas próprias máquinas.

E olha só que curioso: a profissão de Secretariado Executivo encontras-se na seguinte posição:

  • Posição 490: Secretárias executivas e Assistentes administrativas.

Ficou curioso para saber de outras profissões?

Baixe o Paper de Oxford agora!

Se você quer ter acesso a este incrível e completíssimo Paper, na íntegra, clique no botão abaixo:

Baixe agora!

Amelia, a nova assistente virtual

Aproveitando esta relação entre máquina e humano, você conhece a Amelia?

Pois bem, a Amelia é resultado da nova Era que estamos entrando – Era da Inteligência Artificial.  

Amelia é uma plataforma de I.A, em outras palavras, uma funcionária no mundo digital, programada para aumentar a efetividade dos processos organizacionais, garantindo a execução completa com muito mais eficiência em alta escala.

E o que é Inteligência Artificial?!

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Enfim, é a capacidade de ser inteligente.


Ou seja, Amelia é uma robô que compreende, aprende e interage como se fosse um humano, baseado no nosso próprio comportamento.

<Obs: Ela fala mais de 40 línguas!>

Sua primeira versão foi lançada em 2014 e agora ela já está em sua terceira versão já conhecida como Intelligent Virtual Assistant, alcançando múltiplas descobertas em suas capacidades cognitivas e aumentando o desempenho do negócio onde ela está inserida.

O DNA da sua rotina: O Smartphone!

Um outro simples exemplo que já faz parte do DNA da nossa rotina e que nem percebemos é a onipresença das assistentes de voz dos nossos smartphones: iphones e androids.

Elas são capazes de conversar com você ao fazer qualquer pergunta. Google Now, Siri, Cortana são as assistentes virtuais mais famosas e utilizadas atualmente.

Elas são capazes de checar o próximo compromisso da agenda, observar o trânsito, o clima, te alertar para não se atrasar, entre outras ações.

Se você usa o google email (gmail), você também deve ter percebido que, ao comprar uma passagem aérea e/ou reservar um hotel, no momento que a reserva chega em seu email, é criado automaticamente um compromisso na sua agenda, na data e local do evento que você comprou.

Todas essas funções que exigem compatibilizar horários, listar possibilidades, agrupar e organizar dados, comparando com seus hábitos através da inteligência digital, já estão sendo automatizadas atualmente.

Isso tudo faz parte do trabalho de uma secretária executiva baseado em:

  • uma ordem de voz;
  • coleta de dados;
  • raciocínio lógico, espaço-visual e linguística-verbal.

Conclusão

Esses foram alguns exemplos só para retratar aqui um pouco das mudanças, que antes era apenas futuro, e que hoje se tornaram parte do nosso presente de fato.

O que podemos concluir disso tudo?

É simples: quem não se reinventa corre o risco de ficar fora do mercado de trabalho.

E você não quer isso, certo?

Nossa história passou por 3 grandes transições de Era:

  1. Era Manufaturada para Era Industrial
  2. Era Industrial para Era Digital
  3. Era Digital para Era Pós-digital (casamento do online com offline)
  4. E estamos migrando da Pós-digital para Era Inteligência Artificial (cérebros artificiais)

Mas o que você precisa ter em mente é que não vivemos mais em uma Era de Mudanças, e sim em uma Mudança de Era.

Você deve estar pensando: “Então você quer dizer que as máquinas vão dominar o mundo? Teremos uma nova guerra?”

Graças à nossa capacidade em SER HUMANO, NÃO!

Existem habilidades que uma máquina nunca será capaz de ser melhor que o homem. Sabe quais são essas?

  • Habilidade Intrapessoal
  • Habilidade Interpessoal
  • Habilidade Criativa

Essas são as 3 habilidades do futuro de qualquer profissional nesta Era de Mudanças.


As habilidades do futuro

Vou te explicar o porquê dessas três habilidades em específico =)

Habilidade Intrapessoal

A inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo em identificar as próprias emoções e sentimentos, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades.

 

O relacionamento intrapessoal é a base para alcançar o poder do autoconhecimento. Tendo mais consciência sobre como você é, você domina as suas atitudes.

Pessoas com essa características conhecem muito bem todos os pontos que as envolvem, como quais são suas ambições, o que as motiva, o que as desanima e aonde elas querem chegar.

Esse tipo de inteligência é inerente em todos os seres humanos, porém, alguns a possuem com maior desenvolvimento e facilidade, enquanto outros precisam aprimora-las.

Tal conquista pode parecer algo árduo para quem pensa não conseguir desenvolver esse tipo de inteligência, porém, o caminho para conquistar a inteligência intrapessoal está no autoconhecimento.

 

Habilidade Interpessoal

 

Relacionamento interpessoal é um conceito do âmbito da sociologia e psicologia que significa uma relação entre duas ou mais pessoas. Este tipo de relacionamento é marcado pelo contexto onde ele está inserido, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

O relacionamento interpessoal trata-se de uma relação social, ou seja, um conjunto de normas comportamentais que orientam as interações entre indivíduos em uma sociedade. Ele tem muito a ver com a maneira que tratamos e nos relacionamos com os outros e a qualidade dessas relações.

 

Habilidade Criativa

Já a habilidade criativa é a capacidade de resolver problemas de formas diferentes. Aqui é onde você combina coisas através do seu repertório de vida.

Para ter um amplo repertório, é essencial cultivar o conhecimento generalista, ao invés do conhecimento específico (o que chamamos de conhecimento em “T”). E é dessa rica combinação que se dá a arte da criatividade e da multipotencialidade.

Essas são as três habilidades fundamentais que nenhuma máquina será capaz de substituir nenhum profissional.

Tudo o que envolver percepção, sensibilidade, tato, inteligências sociais, criativas e destreza dos dedos, as máquinas e os cérebros artificiais não chegarão nem perto.

E é exatamente aí que onde nos empoderamos. Onde faremos a diferença. Onde mostraremos o nosso valor. Onde nos tornaremos imprescindíveis no mercado de trabalho.

Comparando com a história da profissão de secretariado executivo, passamos por mudanças significativas para chegarmos onde estamos hoje:

  • Era Industrial: secretária totalmente voltada ao nível operacional;
  • Era Digital: secretaria voltada para o nível operacional e específico (formação e conhecimento técnico específico);
  • Era Pós Digital e Artificial: secretária voltada para o nível estratégico, que envolvem as três habilidades: intrapessoal, interpessoal e criativo.

Semana do Secretariado

A Semana do Secretariado foi pensado estrategicamente para o desenvolvimento dos profissionais de secretariado e de todas as outras áreas de conhecimento, e para o desenvolvimento da carreira dentro dessa nova Era, com base nesses três pilares: Habilidades Intrapessoal, Interpessoal e Criativa.

Eu convido você a fazer parte dessa história.

Eu convido você a desconstruir e reconstruir um novo começo dentro desta jornada de aprendizagem e transformação.

Lembre-se: Quem não se reinventa corre o risco de ficar fora do mercado de trabalho.

A profissão mudou. E você, está preparado para estar entre os melhores do mercado?

Assista agora a minha aula sobre O Futuro do Trabalho, onde eu explico com mais detalhes todas essas mudanças para você poder se preparar a partir de agora:

 

 

Comentários no Facebook

O que você achou deste artigo?