Hábitos de produtividade - 8 hábitos para você incluir na sua rotina agora!

Hábitos de produtividade – 8 hábitos para você incluir na sua rotina agora!

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Hábitos de produtividade – 8 hábitos para você incluir na sua rotina agora!

Hábitos de produtividade - 8 hábitos para você incluir na sua rotina agora!

Hábitos de produtividade - 8 hábitos para você incluir na sua rotina agora!

Produtividade é fazer mais com menos.

O termo “Produtividade” é muito relativo e multi-significativo. Ser produtivo para uns pode significar fazer 3 tarefas ao mesmo tempo, para outros é conseguir buscar o filho na escola e colocá-lo para dormir, entre outros aspectos.

Mas o que existe em comum em todos eles é: para ser produtivo, precisamos desenhar estratégias olhando diretamente para o nosso propósito e para os nossos objetivos.

Portanto, sem propósito e objetivo em mente, não é possível ser produtivo. Por isso é fundamental ter conhecimento do porquê você realiza cada atividade.

Podemos afirmar também que todo mundo quer fazer mais e chegar ao fim do dia com um sentimento de realização. Há um milhão de dicas diferentes de produtividade, mas aqui vamos falar de cinco hábitos que ajudarão a aumentar seus níveis de produtividade e que têm funcionado comigo.

1. Chegue mais cedo, saia mais tarde

Vivendo em uma cidade congestionada como São Paulo, eu descobri que se eu começar o meu dia de trabalho antes de todo mundo, eu posso economizar um tempo precioso que eu gastaria no trânsito. Eu aproveito para fazer as tarefas mais importantes primeiro, quando eu estou mais focado. O mesmo vale para o fim do dia.

2. Planeje seu dia na noite anterior

Isso traz uma mudança incrível! Se você gastar apenas 15 minutos antes de ir para a cama para planejar o dia seguinte, criando uma lista de coisas a fazer e priorizando, você não vai mais começar o dia de trabalho sem saber por onde começar.

3. Deixe o escritório no horário de almoço

Algo tão simples que pode ter um efeito tão poderoso sobre o resto do seu dia. Sair do seu ambiente de trabalho para almoçar pode aliviar os níveis de estresse, refrescar a sua criatividade e ajudá-lo a voltar a se concentrar na hora de voltar ao trabalho.

Costumo fazer uma curta caminhada para limpar a minha mente e pensar em como eu quero que o resto do meu dia aconteça.

4. Evite distrações

Isto parece auto-explicativo, mas hoje em dia, as distrações estão em toda parte. Se você trabalha na frente de um computador, como a maioria, há a tentação de verificar as mídias sociais e navegar na Internet, entre muitas outras coisas.

Quando é hora de trabalhar, trabalhe! Se possível, feche a porta e coloque um “não perturbe” pendurado na porta para que seus colegas de trabalho saibam que não deve incomodá-lo.

Toda empresa tem funcionários que gostam de falar o tempo todo, em vez de realmente fazer coisas importantes. Estabeleça limites e faça o seu melhor para cumpri-los diariamente. Sua capacidade de minimizar as distrações pode aumentar a produtividade.

Aproveitando, aqui vai uma dica de curso que desenvolve o Poder do seu Foco:

O Poder do Foco

Para te ajudar no desafio de manter a concentração e o foco diante de um turbilhão de informações e demandas em um mesmo espaço de tempo, fizemos uma parceria com o time do Poder do Foco!

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5. Se a tarefa durar 2 minutos para ser feita, faça na hora

As coisas nem sempre funcionam do jeito que planejamos, e isso é fato!

Por mais que tenhamos planejado a nossa lista de tarefas, com prioridades para o dia seguinte, sempre acabamos nos surpreendendo com novas demandas “urgentes”.

Sabendo disso, reserve um tempo em sua agenda para isso. Uma das premissas que o Método GTDGetting Things Done – se baseia é a ideia de que, tarefas que durem 2 minutos para serem feitas, faça na hora.

Neste post eu explico detalhadamente como funciona cada fase deste Método, que tem como objetivo gerenciar eficazmente todas as informações que chegam até nós e é claro, gerenciar melhor nosso tempo.

P.S: Eu também dou dicas de ferramentas que te ajudarão (e muito!) em cada etapa do processo!

6. Método Pomodo

É uma técnica muito famosa e extremamente simples que, se usado com disciplina, se torna um hábito poderoso para sua produtividade.

Basta dividir seu tempo em períodos de 25 minutos (o que chamamos de “pomodoros”), trabalhar com foco e concentração total, sem distração e de maneira ininterrupta, durante 25 minutos e, acada quatro ciclos deste, fazer uma pausa de 15 minutos para descansar.

Essa técnica foi inventada por um italiano no final dos anos 1980, no qual seu principal objetivo era evitar distrações e obter totalmente focado na tarefa. O nome “pomodoro” significa “tomate” em italiano. Por isso é muito comum ver timers de cozinha em formato de tomate, para marcar os 25 minutos.

Para utilizar com frequência esta técnica, você deverá providenciar:

  1. uma lista de tarefas bem definidas que precisa executar, em ordem de prioridade, para você poder se orientar em onde focar;
  2. ajustar o timer (alarme) do seu celular em 25 minutos e trabalhe em modo FOT (Foco Obsessivo Total) na respectiva tarefa;
  3. quando o timer tocar, faça uma pausa curta de 5 minutos e parta para tarefa seguinte;
  4. a cada quatro pomodoros, ou ciclos, faça uma pausa mais longa, de 15 minutos.

P.S 1: Se no meio da tarefa você lembrar de outra atividade que precisa ser feita, escreva rapidamente em um pedaço de papel para fazer apenas quando você terminar a tarefa inicial.

P.S 2: Caso termine a tarefa antes dos 25 minutos, aproveite para fazer tarefas mais rápidas (como responder um email).

P.S 3: É muito importante medir o desempenho para saber o resultado que isso está gerando em sua produtividade. Uma das formas para se fazer isso é registrar quanto tempo você demorou em cada uma das tarefas e quantos pomodoros foram feitos o seu dia.

7. Agenda de blocos

Agenda de blocos, ou como Geronimo Theml nomeou como “Agenda DRD”, consiste em organizar suas tarefas na agenda em formato de blocos de períodos.

Aqui é onde você define as Macro-tarefas e as Micro-tarefas e organiza todas elas em determinados períodos de tempo, de maneira que seja recorrente.

Para entender melhor, e com detalhes, acesse este artigo onde dou vários exemplos 😉

8. Mantenha seus objetivos sempre em mente

Depois de definir metas extremamente grandes e emocionantes que você quer realizar, mantenha seu propósito em mente em todos os momentos.

Eu mantenho uma lista dos meus objetivos no meu celular, mas pode ser em um bloco de notas ou em um caderno espiral. O principal objetivo é manter seus objetivos em um lugar onde você vai vê-los muitas vezes ao longo do dia. Quando eu olho para os meus objetivos, meus níveis de motivação para fazer as coisas aumentam.

Uma dica para estabelecer metas, assim como tornar objetivos mais realizáveis, é através do Método SMART. Neste artigo eu explico o que significa e como funciona.

Comece a imaginar-se como a pessoa mais produtiva no seu ambiente. Como você se sente? Quais as tarefas que você está gastando a maior parte do seu tempo? Qual é a sua filosofia sobre o desempenho pessoal? Seja seu próprio concorrente.

Tente sempre superar a produtividade do dia anterior. Mantenha o controle dos seus resultados e trabalhe todos os dias para ser um indivíduo altamente produtivo. As pequenas vitórias diárias começam a transformar a sua vida.

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