Inove com o antigo, reinvente-se com o novo

Inove com o antigo, Reinvente-se com o novo

Aplicando A Arte da Guerra em 4 passos
Saiba como aplicar a Arte da Guerra na sua vida profissional
setembro 28, 2015
O blog Manual da Secretária foi o ganhador do Prêmio Profissional de Secretariado do Ano!!!!!!
outubro 4, 2015

Inove com o antigo, Reinvente-se com o novo

Inove com o antigo, reinvente-se com o novo

O perfil do profissional de secretariado sempre foi arrojado, desafiador e desbravador […]. Essas características é que garantiram as conquistas ao longo das últimas cinco décadas. Profissionais de secretariado, comprometidos com as causas da profissão, foram cada vez mais se organizando em busca de melhores condições de vida e trabalho.”

Bernadete Lieuthier

 

A palavra secretária (o) tem origem no Latim, onde encontramos, a princípio, as palavras: secretarium/secretum, que significa lugar retirado, conselho privado; e secreta: particular, segredo, mistério.

Sabe-se, também, que este profissional teve suas origens com os Escribas, profissional de atuação destacada em toda a Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio. A trajetória deste profissional transcende séculos, trazendo consigo toda uma carga histórica, que tem influência direta em suas ações.

Ao longo dos anos este profissional passou por mudanças significativas, tanto em seu perfil, quanto no trabalho executado.

Contudo, em pleno século XXI, qual é o verdadeiro papel deste profissional? O que um profissional de secretariado deve buscar para se tornar agente de mudanças em seu local de trabalho? Questões estas que muitas vezes são levantadas pelo (a) próprio (a) secretário (a) enquanto gerencia reuniões, agendas, responde e-mails, atende a telefonemas, gerencia conflitos. O que fazer para se tornar o diferencial neste ramo? Ao mesmo tempo que nos transformamos profissionalmente, também nos faz questionar se este é o caminho certo, se o “servir” é realmente a melhor escolha.

Pois lhe digo meu (minha) caro (a) colega de profissão, vá atrás de novos caminhos, liberte-se, procure um novo “espaço” para atuar. Seja quem você realmente gostaria de ser.

O que? Você acha que estou incentivando o abandono desta profissão? Jamais! Faça todas estas coisas sendo um verdadeiro profissional de secretariado. Busque especializações nesta área que aprimore seu currículo. Vá além da teoria de Drucker ou Toyota, seja mais do que um Ford ou Taylor. Seja uma pessoa de verdade e não apenas mais uma peça neste tabuleiro inconstante que é mercado de trabalho.

Para ser um diferencial no seu local de trabalho, a dica é: seja o outro. Nestes tempos de crise as pessoas estão cada vez mais vulneráveis à imprevisão do futuro; o dia seguinte é uma incógnita avassaladora. Esta inconstância torna as pessoas mais sérias, ou até mesmo depressivas.

Aqui já encontramos uma boa oportunidade de ser a diferença no seu local de trabalho: tente entender as pessoas, busque ações que as una cada vez mais, traga para si os colaboradores de sua empresa, perceba que você pode criar equipes diversificadas. Um grupo de trabalho, por si só, não gera mudanças, porém uma equipe concisa tornará o ambiente forte para seguir em frente.

Desta forma seja menos máquina e transforme-se mais em um ser humano. Inove a cada dia com ações que mudem não somente a sua rotina ou do seu trabalho mas, principalmente, daqueles que fazem a sua empresa acontecer.

Em uma matéria da Você S/A (Edição 201, pg. 34), intitulada “Renove o Trabalho Chato”, escrita por Bárbara Nor, encontramos exemplos de pessoas que foram além do que estava pré- determinado em suas atribuições, e buscaram o novo para não se tornarem pessoas estagnadas.

Transforme-se em uma dessas pessoas, saia do gerenciamento de rotinas e passe a ser um (a) conhecedor (a) de sua equipe. Busque, dentro da organização em que você está inserido (a), ser um agente facilitador de toda a empresa. Não se prenda a protocolos se estes não lhes serão funcionais.

Renove-se, e busque em si mesmo (a) o verdadeiro Profissional de Secretariado que existe em você, desprenda-se um pouco das teorias e enxergue o espírito escriba que você carrega em sua trajetória de vida. Desenvolva novas teorias, vá além das portas da sua sala.

Escrito pela leitora Héllen Baldo

EnglishPortugueseSpanish