Licença maternidade: como funciona e quais os benefícios

Licença maternidade: como funciona e quais os benefícios

Como fazer uma ata de reunião
O que é e como fazer uma ata de reunião
agosto 10, 2016
Selfbooking: o que é e como isso pode facilitar a sua rotina
Selfbooking: o que é e como isso pode facilitar a sua rotina
setembro 25, 2016

Licença maternidade: como funciona e quais os benefícios

Licença maternidade e benefícios à empresa vão além do financeiro durante o período de gravidez de uma colaboradora.

Como funciona a licença maternidade

Para você entender melhor como funciona a licença maternidade e qual o custo dela para sua empresa, clique aqui neste post e depois prossiga a leitura.

Benefícios da licença maternidade

Valorizar os colaboradores deve ser a alma do negócio de qualquer empresa que busca crescimento e um ambiente de trabalho agradável. Afinal, quanto mais importantes os funcionários se sentirem, mais empenhados estarão em vestir a camisa da organização.

Para isso, a licença maternidade não traz apenas uma maior tranquilidade às funcionárias, mas também o benefício à empresa de que estarão melhor preparadas quando retornarem, pois terão tido um merecido descanso e o bebê já estará em idade permitida para frequentar creches, por exemplo.

Passo a passo de como trazer vantagens à empresa diante da licença maternidade

Antes da licença

1. Chá de bebê

Organize um chá de bebê na empresa e divida a organização e presentes da festa entre as pessoas da equipe. Assim todos se sentem importantes e participativos dessa comemoração tão especial.

Enquanto alguns colaboradores serão responsáveis pela decoração, outros cuidarão dos comes e bebes; e os demais, de presentes como fraldas, roupinhas e outros mimos.

Não esqueçam de fazer surpresa: com certeza será um momento emocionante à colaboradora, que mostrará o quanto a empresa a valoriza.

2. Reuniões para organização

Uma conversa olho a olho e bastante franca com a colaboradora gestante é de extrema importância para que ela entenda quais benefícios ela terá durante a licença maternidade.

O RH poderá agendar uma breve reunião com a presença também do gestor da colaboradora, apontando como fica a remuneração e demais detalhes enquanto ela estive afastada.

É papel da colaboradora também repassar à sua equipe quais são suas responsabilidades, pendências e metas, para que haja uma redistribuição entre os demais funcionários de seu time – evitando o acúmulo de trabalho e resultados negativos enquanto estiver de licença.

 

beneficios licença maternidade

 

Durante a licença maternidade

3. Kit Maternidade

Muitas mães saem de licença maternidade com o enorme receio de serem demitidas e substituídas durante esse período.

Diante disso, é importantíssimo mostrar à colaboradora sua importância para a empresa e o quão você e sua equipe a apoiam nesse momento de pura celebração.

Para isso, surpreenda a mamãe com um belíssimo presente em nome de toda a empresa assim que seu filho(a) nascer. Nada melhor do que enviar um kit maternidade, com itens que fazem a diferença no dia a dia do bebê.

kit-maternidade-compre-agora

O que acha de oferecer um kit super funcional, com toalha com capuz, panos de boca para o neném, saco de roupa e babador?

Para encher a mamãe de emoção, conte com o Kit Conforto Total: toalha com capuz, panos de boca, babador, bicho de pelúcia grande, roupão, par de chinelinho, sabonetes, lenços umedecidos, óleo para recém-nascidos da Johnson & Johnson, shampoo e creme hidratante!

4. Cartão de “Sentimos sua falta!”

Uma ideia que foge do comum e que irá ressaltar a valorização da colaboradora é enviar um cartão à sua residência na metade de seu período de licença maternidade.

Encaminhe uma mensagem, em nome de toda empresa, com dizeres como “Esperamos que esteja a aproveitar cada momento com o (nome do bebê). Desejamos muita saúde e alegria sempre a sua família! Sentimos sua falta.”

Após o retorno da colaboradora

5. Flores de boas-vindas

Após meses de afastamento e cuidados com o bebê, vale a pena investir em um lindo arranjo de flores com um recado de boas-vindas à colaboradora.

A Laços Corporativos te ajuda nessa missão: oferecemos um incrível arranjo com 12 lírios brancos em vaso de vidro ou cachepot. Afinal, as flores brancas representam carinho e eternidade da vida.

Coloque o arranjo estrategicamente na mesa da colaboradora e voilà: a surpresa estará garantida quando ela chegar!

6. Alinhamento das tarefas

Com o período de afastamento, é óbvio que novidades, mudanças e outras situações tenham ocorrido na empresa.

Diante disso, nada será mais revelante do que o gestor sentar junto à funcionária e apontar o que ocorreu durante sua licença maternidade na equipe e na empresa em geral.

Assim, ela se sentirá mais confiante ao retomar suas responsabilidades e estar alinhada com o dia a dia da equipe.

Conclusão

A valorização da colaboradora gestante não se dá somente pelo direito à licença maternidade, mas também nas celebrações, antes, durante e pós nascimento de seu filho ou filha, trazendo sim benefícios à empresa!

Artigo elaborado por Laços Corporativos

EnglishPortugueseSpanish