Dicas de como se sair bem no seu primeiro emprego

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Veja cada entrevista como um capítulo da vida.

O primeiro emprego é sempre um momento muito especial na vida de todos os profissionais, pois este é um marco que simboliza o início de uma grande carreira!

É muito comum termos conflitos de sentimentos ao ser contratado por uma empresa: felicidade, expectativas, ansiedade e insegurança.

São muitas informações novas e dá um certo frio na barriga só de pensar se conseguirá dar mesmo conta do recado, não é mesmo?

A atitude mais importante neste caso é não só querer, como estar 100% disposto a aprender constantemente e se adaptar com facilidade ao novo.

Listei abaixo as principais características a serem levadas a sério no início da sua carreira dentro de uma nova empresa (o que vale para pessoas antigas também):

Admita ser uma esponja.

Busque ter alto nível de absorção de informações sobre a empresa e sobre o ambiente.

Para isso, adote hábitos de escutar e aprender. Lembre-se que competência você já tem. Agora é a hora absorver o máximo de conteúdo relevante para desenvolver a sua performance na empresa.

Que tal começar por absorver melhor a cultura da empresa, os pilares que regem a sua estratégia, objetos, metas e valores?

Se adequar às questões de dress-code também é muito importante. Esteja alinhado com todas elas.

Você acha que pode ser o rei-leão, mas não pode.

Não vá achando que você é o sabichão naquilo que você exerce, pois acredite, você não é!

Você pode ter uma bagagem de experiências e vivências muito grande e rica, mas você se surpreenderá por estar sempre aprendendo algo novo, em um novo lugar.

Outro ponto muito importante a ser lembrado é que as expectativas no início do trabalho muitas vezes não vem do seu chefe, vem de você mesmo. Busque ser o mais realista possível.

P.S: “não chegue chegando…”

Compreenda através da ótica do Pequeno Príncipe.

Saiba observar e compreender a perspectiva de cada um ao seu redor. Enxergue oportunidades de melhoria contínua no seu desempenho, nos processos e no ambiente de trabalho.

Busque sempre a simplicidade na resolução dos problemas, pois é através da ótica simples que é possível solucionar situações complexas.

O Pequeno Príncipe impactou as pessoas na sua forma simples, humilde e autêntica de enxergar não só o mundo, como a si mesmo. Dessa forma, você deve adotar essas mesmas características e hábitos em seu novo cotidiano e deixar claro quais são os seus limites.

Você tem que se conhecer muito bem, saber dos seus limites. Quanto mais você sabe de você, mais depressa consegue entender a empresa. Quando me conheço bem, mais sensível sou a perceber o outro.

Mariá em sua entrevista na Exame.com

Perai… O que será que Walt Disney faria?

Walt, um visionário e empreendedor criativo que revolucionou a indústria cartunista do mundo, buscou sempre excelência e dedicação nos trabalhos que ele realizou. Ele adotou o mindset “tudo o que fizer termine, e se for fazer, faça o melhor trabalho!“.

Outra característica notável de Walt era a autoconfiança. Ele confiava em seus sonhos e em sua capacidade, e por isso, ele simplesmente foi lá e fez!

A analogia da história de superação e conquistas de Walt deve lembrada sempre que for realizar algo, seja no trabalho ou na vida pessoal.

Hoje, fazer 100% do que lhe é atribuído não é mais o suficiente para conseguir sobreviver no ambiente de trabalho. Você deve fazer no mínimo 150%, assim como Walt Disney fez a sua vida inteira com muita persistência e visão.

Por isso deixe sempre essa pergunta ativa no seu minset ao fazer algo novo, pare e pense “O que Walt Disney faria?”. Garanto que essa simples pergunta irá desafiar a sua criatividade e perseguir cada vez mais a excelência.

Não se esqueça do coelhinho da Alice!

Ser pontual é a coisa que o coelhinho do desenho “Alice no países das maravilhas” sabe fazer melhor que ninguém!

Lembre-se sempre dele (e é claro, do relógio dele), pois ser pontual é extremamente necessário para ter alto nível de produtividade e conquistar a confiança do executivo e da sua equipe, pois você deverá ser aquela pessoa que sempre está lá pro que der e vier e poderá contar sempre!

Um ensinamento de Stefi Maerker nos faz refletir profundamente em relação à gestão do tempo:

Um grande erro da maioria das pessoas é programar a agenda sem programar imprevistos, rever, repensar, decidir, escolher prioridades… Isso acaba fazendo com que as coisas que eram realmente importantes, hoje passem a ser urgente.

Confesse com orgulho que você é um Hulk! 

Essa sentença me baseei bastante nos conceitos que Murilo Gun adota como um de seus pilares em sua startup de educação (Reaprendizagem Criativa).

…Por que Hulk?

Porque esse é o personagem que ilustra perfeitamente o compromisso que ele tem com a transformação. Para quem conhece o filme, fica claro que ele não tem opção em se transformar, mas sim a obrigação.

Essa é uma analogia que, trazendo para o mundo real, faz todo o sentido! Você deve, assim como o Hulk, ter compromisso com a sua transformação pessoal e profissional. E essa transformação só é possível e tangível através do conhecimento, e esse é o ativo intangível mais valorizado pelas empresas atualmente.

Então que tal aprimorar cada vez mais os seus conhecimentos para se tornar um “Hulk” ?

Encontre seu Mestre Yoda

É muito importante se espelhar em uma referência dentro do ambiente de trabalho.

Observe o comportamento de seus colegas de trabalho. Quem você admira? Quem você acha que tem reconhecimento pelo bom trabalho executado? Quem você contrataria um dia para trabalhar com você?

Escolha esta pessoa como sua referência neste início de jornada. Ele(a) será seu Mestre Yoda! Aprenda tudo o que puder com essa pessoa.

Cuidado, você está sendo assistida por Miranda Priestly!

Você já deve ter assistido “O Diabo veste Prada”. Se não, este é filme obrigatório para você assistir =)

Miranda, personagem de Meryl Streep, ficou super famosa por ser implacável com suas assistentes, e uma das maiores exigências dela era que todos (principalmente suas assistentes) tinham que estar impecáveis com suas vestimentas.

Esta é uma dica de ouro para se vestir adequadamente para o ambiente corporativo, o qual você fará parte a partir de agora.

Lembre-se sempre: vista-se de forma objetiva e com propósito. Você quer ser uma Executiva Sênior um dia? Então comece por se vestir como uma 😉

O que evitar nos primeiros dias de trabalho

  • Evite aceitar qualquer desafio e tarefa logo de cara. Ok, suas intenções são as melhores, mas lembre-se que você acabou de entrar e assumir a sua função dentro da empresa e é obvio que você não sabe executar todas as tarefas AINDA. Seja muito honesto com a equipe e com seu chefe e saiba quando estiver pronto o suficiente para dar passos mais desafiadores. Isso ajudará a criar expectativas condizentes com a sua performance atual.
  • Evite questionar benefícios e salários nos primeiros dias de trabalho.
  • Evite ficar falando sobre assuntos particulares com os colegas.
  • Nunca demonstre aquilo que você não é. Seja Walk the Talk” – linguagem que expressa dar o exemplo através das próprios feitos. Tudo aquilo que falar, você deve fazer, colocando em prática.

Compartilhe aqui com a gente um pouco de suas experiências 😉

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