Qual a sua personalidade? Descubra aqui e saiba como se relacionar com as pessoas ao seu redor!

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Qual a sua personalidade? Descubra aqui e saiba como se relacionar com as pessoas ao seu redor!

Olá pessoal!

Participei de uma palestra recentemente sobre tipos de personalidades no ambiente corporativo e achei muito interessante!

Edilberto Camalionte, um dos sócios da empresa Atingire, abordou temas sobre conhecimento, personalidades e dicas de comportamento no ambiente corporativo. Uma das metodologias que ele compartilhou conosco foi a tipologia da personalidade, definindo-as em 4 cores: Cinza, Amarelo, Marrom e Vermelho.

Normalmente, as pessoas exibem em seus comportamentos um mix desses tipos, mas quase sempre é possível apontar uma cor predominante. Confira agora o que cada cor significa, segundo a Atingire:

  • Personalidade Cinza: Essas pessoas valorizam as evidências concretas, estão mais predispostos a fazer contas e comparar ofertas. Normalmente são assertivos, não querem “perder tempo”. São imparciais, separam com mais facilidade pessoas e fatos.
    Dicas de atendimento para esta cor:
    1. Pode ir direto ao ponto. O “quebra gelo”, tão presente na cultura dos brasileiros, não é tão importante.
    2. Não se incomode com uma expressão mais “séria” do cliente. Não confunda essa expressão com a de chateação. Muita gente tenta “alegrar” o cliente cinza com piadas ou “causos”. Esse não é o caminho. Aliás, o resultado pode ser o oposto.
    3. Foque o resultado. Quando você fizer uma exposição ou uma proposta, primeiro mostre o resultado, e depois o caminho que você fez para chegar a esta conclusão.
    4. Fuja do excesso de detalhes. Quando ele fizer perguntas, preocupe-se primeiro em responder sem rodeios o que ele lhe perguntou, sempre de forma sucinta e objetiva. Ele não suporta detalhes que considera desnecessários.
  • Personalidade Amarela: Essas pessoas gostam de novidades. Adoram ajudar a desenvolver produtos, dar opiniões. Não raramente são muito impulsivos, mudando muitas vezes de opinião. Não gostam de detalhes, privilegiam a visão do todo: “olham mais a floresta, do que cada árvore em particular”.
    Dicas de atendimento para esta cor:
    1. Valorize a opinião do cliente. Eles gostam de ser ouvidos. Procure melhorar os seus produtos a partir da interação com eles.
    2. Evite processos longos. Este tipo de cliente detesta o ritual de negociações no qual as pessoas vão abrindo suas posições ao longo do tempo. Se pudesse escolher um jogo de tabuleiro, certamente eles prefeririam jogar damas ao invés de xadrez.
    3. Não imponha sua posição. Tente criar cenários em que eles genuinamente sintam que contribuíram para a solução final.
    4. Ajude na organização do cliente. Mande um e-mail com o resumo do que foi discutido, por exemplo. Eles dificilmente anotam o que é tratado nas reuniões. 10 Aprendizagem de fato.
  • Personalidade Marrom: De uma forma geral, são metódicos, tradicionais, não gostam de se arriscar. Valorizam os detalhes e a organização. Não gostam de queimar etapas. Aliás, se quiser estragar uma reunião com um cliente “marrom” é só começar assuntos novos sem finalizar os anteriores. Se preparam com profundidade e normalmente tem muito conhecimento específico sobre o que vão tratar. Por tudo isso, tendem a ser bastante exigentes.
    Dicas de atendimento para esta cor:
    1. Dê todos os detalhes que puder. É muito provável que ele pergunte muito, discuta minúcias etc.
    2. Demonstre segurança. Ao fazer contato com esse cliente, mostre que você está absolutamente preparado para discutir todos esses detalhes. Mostre como a marca da empresa é um endosso de confiabilidade. Ofereça soluções para o cliente se sentir seguro: acesso fácil a você, recursos disponíveis para acompanhamento e monitoramento etc.
    3. Seja organizado. Aspectos de organização como a pauta da reunião encaminhada com antecedência, os tópicos tratados de uma forma que não fiquem dúvidas e a ata com o resumo no final são atributos que geram confiança e valor.
    4. Tenha paciência. Não tente pular etapas. Pelo próprio temperamento, eles ponderam várias vezes antes de tomar uma decisão e não mostram entusiasmo com facilidade. Contudo, com o passar do tempo, se não houver nenhuma decepção, eles passam a aumentar a confiança e todo o processo de vendas ganha agilidade, se transformando em um “ritual já testado e aprovado”.
  • Personalidade Vermelha: São muito afetivos. Valorizam a harmonia no relacionamento. Nesta cor, chamam a atenção as reações emociomais mais intensas e marcantes: seja de raiva, seja de alegria.
    Dicas de atendimento para esta cor:
    1. Mostre interesse genuíno pelos seus problemas e desafios. Esta dica vale obviamente para qualquer tipo de cliente. Mas, no caso dos “vermelhos”, ela é ainda mais importante!
    2. Valorize o relacionamento. Para este cliente você pode revelar informações pessoais. Ele vai gostar de saber o quanto você gosta do seu trabalho ou para onde viajou nas férias. 11 Aprendizagem de fato.
    3. Não seja um jogador. Esse cliente é especialmente refratário a táticas de vendas baseada em pressões ou ultimatos, que ele tende a ver como “uma quebra de um relacionamento baseado na amizade”.
    4. Mostre as pessoas. Lembre-se de que ele valoriza as pessoas que estão por detrás dos processos. Em outras palavras, não perca a chance de mostrar que a sua empresa é construída por “pessoas de verdade”.

Como a profissão de Secretariado Executivo exige excelência no atendimento interno e externo, é muito importante ter o conhecimento da personalidade de seus clientes / clientes e aplicar esses conceitos para melhorar cada vez mais a sua relação interpessoal, buscando sempre o caminho mais eficiente de lidar com as pessoas ao seu redor.

A Atingire também compartilha conosco um link para saber qual a sua personalidade. Acesse:
http://www.atingire.com/personalidade

P.S: o legal é que, ao final da avaliação, você receberá um vídeo no qual o próprio Edilberto dará dicas de como se relacionar e dialogar melhor com as pessoas de cores diferentes!

A minha cor predominante foi VERMELHO. E a sua??
Comente aqui! Queremos muito saber!!! =)

Aproveito também para compartilhar o artigo deles sobre “Atendimento ao Cliente”, o qual é muito interessante e enriquecedor para a profissão de Secretariado:

Link direto: http://www.atingire.com/insight/54c7ce75f693aa8e6500003d

Fonte: Atingire.com

 

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