Roda da Vida: como potencializar suas conquistas em todas as áreas da vida

Roda da Vida: como potencializar suas conquistas em todas as áreas da vida!

Análise SWOT Pessoal: tudo o que você precisa saber para se tornar um profissional de alto impacto
dezembro 31, 2019
Como construir autoridade no LinkedIn
Como construir autoridade no LinkedIn
novembro 18, 2020

Roda da Vida: como potencializar suas conquistas em todas as áreas da vida!

Falta de tempo é a resposta para tudo aquilo que você não consegue colocar em prática?

Saiba que Einstein, Leonardo Da Vinci, Martin Luther King, e outras personalidades mais influentes da história também tinham 24 horas no seu dia.

Portanto, falta de tempo não é resposta. A resposta correta seria falta de prioridade – o que é natural quando temos que lidar com vários campos da vida. Sempre que priorizamos algo, nós escolhemos algo em detrimento de outro. 

“Escolher é focar. Focar é abdicar. Abdicar é perder.” Murilo Gun

Existe uma ferramenta que identifica os pontos de sua vida que estão em harmonia, desarmonia, suas prioridades, bem como aqueles que precisam de maior atenção e cuidado. 

Essa ferramenta também ajuda a definir um plano de ações eficiente, que coloque efetivamente as coisas em seu devido lugar e traga maior equilíbrio entre todos os importantes aspectos relacionados.

Você já ouviu falar da Roda da Vida? 

Continue a leitura e você aprenderá sobre:

  • O que é a Roda da Vida;
  • Estrutura Pessoal;
  • Estrutura Profissional;
  • Estrutura de Qualidade de Vida;
  • Aplicando a sua Roda da Vida na prática;
  • Roda da Vida para imprimir
  • Conclusão

O que é a Roda da Vida

Muito comum em processos de coaching, a Roda da Vida trata-se de uma ferramenta com foco em auxiliar as pessoas, de modo que elas identifiquem os pontos que estão em harmonia e as questões que precisam de mais atenção e cuidado, como informamos anteriormente.

Essa ferramenta mede o índice de satisfação na vida das pessoas, contando com quatro tríades estruturantes, que são: pessoal, profissional, qualidade de vida e relacionamentos. 

Vamos explicar as características de cada uma delas a seguir:

Estrutura Pessoal

Na estrutura pessoal, a Roda da Vida se divide em desenvolvimento intelectual, saúde e disposição e equilíbrio emocional.

Desenvolvimento intelectual

Trata-se de uma análise, em um escala de 1 a 10, sobre seu nível de investimento em relação ao desenvolvimento intelectual. Considera-se esse investimento voltado para o crescimento na carreira ou para o desenvolvimento pessoal. 

Aqui talvez você descubra que precisa ler mais livros, artigos, fazer novos cursos, participar de mais eventos, fazer mais networking, enfim, tudo aquilo que você possa se aperfeiçoar como ser humano e desenvolver mais o seu intelectual.

Saúde e disposição

Cuidar do seu bem-estar é fundamental para que você consiga grandes realizações, e claro, uma vida com mais energia e motivação. 

Aqui você poderá reavaliar seus comportamentos e hábitos para que você melhore a sua qualidade de vida.

Equilíbrio Emocional

Como você tem sido afetado emocionalmente diante dos problemas? 

Nesta etapa você consegue avaliar os sentimentos que dominam a sua rotina. O equilíbrio emocional está ligado à maneira como lidamos com desafios, inseguranças e adversidades. Quanto mais equilíbrio, mais controle temos sobre as emoções nocivas.

Estrutura Profissional

A estrutura profissional da Roda da Vida considera realização e propósito, recursos financeiros e contribuição social.

Realização e propósito

O seu trabalho está conectado com o seu propósito, com a sua essência, com seus valores?

Nesta etapa você olha para dentro de si e descobre se o que você faz está verdadeiramente conectado com sua essência e seus valores. 

Quando você reconhece o seu propósito, fica mais fácil de levantar da cama todos os dias com motivação e ter dias incrivelmente produtivos. Trabalhar com um sentimento de conexão é essencial para compreender seu papel transformador no mundo e deixar o seu legado.

E falando em motivação, você sabe o que nos faz sentir bem em nosso trabalho?

Dan Ariely, professor de psicologia comportamental na Duke University, fala no TED Talks sobre alguns experimentos pra lá de interessante no que diz respeito à nossa motivação:

Recursos financeiros

O dinheiro é um fator fundamental para realizar várias coisas na vida. Por isso, a Roda da Vida permite avaliar seu nível de satisfação financeira atual. 

Aqui você conseguirá ter uma boa noção se gasta muito ou pouco, se está satisfeito com a quantidade de dinheiro em relação ao seu trabalho, se tem prosperidade nessa área e entre outros pontos.

Contribuição social

Suas ações ajudam a construir um mundo melhor? 

Aqui você poderá analisar a contribuição social, algo impactante em seu meio, que você tem feito nos últimos meses. 

Estrutura de Qualidade de Vida

Em relação à qualidade de vida, a Roda da Vida se divide em criatividade, hobbies e diversão, plenitude e felicidade e espiritualidade.

Criatividade, hobbies e diversão

O que você tem feito a favor da sua diversão?

Além do trabalho, é importante separar um tempo para o nosso tempo de lazer. Aqui, a Roda da Vida identifica se você está vivendo momentos de relaxamento, onde você pratica hobbies. Descanso, diversão e re-energização são essenciais para despertar a criatividade e eliminar as energias negativas. 

Você pode até descobrir que o seu hobby pode ser transformado em profissão! Por que não? 🙂

Plenitude e felicidade

Você se sente feliz e pleno? 

Nesta etapa a ferramenta ajuda a identificar se você tem vivido momentos especiais, que alimentam a paz interior e o entusiasmo. É essencial que você saiba o que exatamente te deixa em ótimo estado de espírito, de forma que possa proporcionar a diferença no mundo.

Espiritualidade

Independentemente de religião, a espiritualidade é algo que nos conecta com os mistérios e as possibilidades do universo. 

Aqui é onde você avalia como estão as crenças em relação a você mesmo, às pessoas e ao mundo. Exercitar a espiritualidade é uma forma de cuidar das energias que existem dentro de si do próprio.

Aplicando a sua Roda da Vida na prática

Legal, agora que você já conheceu todas as estruturas da Roda da Vida, vamos aplicar na prática! 

A seguir, veja os 3 passos essenciais para praticar a Roda da Vida: categorizar, pontuar e refletir.

Categorizar

Desenhe um círculo que esteja separado em algumas categorias, como finanças, saúde, família, espiritualidade, educação, lazer, amor, entre outras.

A abordagem é flexível, mas você pode se inspirar nas categorias que citamos até agora neste texto.

Assim que tudo estiver devidamente categorizado, marque uma escala de 0 (no centro) a 10 (na borda), como mostra a figura abaixo:

Pontuar

Chegou a hora de avaliar e pontuar cada estrutura. Isso requer atenção a cada categoria e uma nota para cada uma delas. 

Por exemplo, em relação à contribuição social, pense: tenho feito trabalhos sociais? Ajudo outras pessoas no meu dia a dia? Assim, fica mais fácil de definir a pontuação que considera condizente com o seu nível de comprometimento nessa área.

No fim, depois de avaliar todas as categorias, ligue os pontos e tenha um panorama holístico do seu momento atual.

Refletir

Chegamos a última etapa: Reflexão.

Com o desenho categorizado e pontuado, agora você consegue refletir sobre sua situação e traçar um plano de ação para conquistar mais equilíbrio e satisfação de acordo com as suas metas e objetivos.

O resultado te deixa feliz ou se você precisa de mudanças? É preciso que você faça esse exercício de autoconhecimento.

O ideal é que cada área analisada alcance pelo menos 60% de satisfação. Se estiver abaixo disso, o alerta deve ser ligado, pois é um forte indicativo de que aquele ponto está sendo negligenciado e, portanto, sua mudança precisa ser trabalhada com urgência.

Qual área da Roda da Vida você prioriza, e qual você precisa dar mais foco? Com as perguntas certas, é possível ter as respostas certas para traçar novos planos para sua vida. E mais: você pode se surpreender com os resultados!

Roda da Vida para imprimir

Que tal imprimir o modelo da Roda da Vida e o seu Plano de Ação relacionado em um papel A3 e ir preenchendo os quadrantes com post-its? Além de facilitar o seu momento criativo e o seu processo de brainstorming, fará com que todas as suas estratégias sejam visualizadas diariamente em sua parede!

Preparamos um modelo exclusivo, onde você poderá elaborar não só a sua Roda da Vida e seu respectivo Plano de Ação, como também elaborar sua Análise SWOT Pessoal, Canvas Pessoal, Metas SMART (pessoal e profissional), Metas Trimestrais, Análises Trimestrais, Follow-up Semanal e muito mais!

CLIQUE AQUI E BAIXE O MODELO!

Conclusão

Já deu pra perceber que a Roda da Vida é uma ferramenta que pode trazer diversas reflexões, aprendizados de vida e, acima de tudo, trazer conquista de metas de forma mais ágil, assertiva e eficiente. 

É uma ferramenta imprescindível para identificar desarmonias e evitá-las. Para isso, é fundamental ter a clareza do seu estado atual, ou seja, dos aspectos onde você foca mais ou precisa melhorar hoje, e daqueles que precisam continuar a serem bem cuidados para que a sua Roda da Vida gire efetivamente em total sintonia com seus sonhos e metas.  

É uma ferramenta poderosa que pode transformar a vida de quem o aplica com atenção, disciplina, persistência e comprometimento. 

Quer saber mais sobre como você pode potencializar suas conquistas e o seu desenvolvimento pessoal? Leia também esses outros posts:

Curtiu as dicas? Compartilhe seus aprendizados aqui com a gente e aproveite para assinar nossa newsletter e ficar sempre por dentro de todas as novidades 🙂 

EnglishPortugueseSpanish