fbpx

Secretariado Remoto: O guia definitivo da profissão!

Diga-me ou me diga?
Diga-me ou Me diga? Diz pra mim a forma correta! 5/5 (3)
agosto 3, 2017
O que é follow up e como fazer de maneira eficaz! Veja aqui
Follow up: O que é e Como fazer de maneira eficaz
outubro 3, 2017

Secretariado Remoto: O guia definitivo da profissão!

Como trabalhar com secretariado remoto, tudo o que você precisa saber

Como trabalhar com secretariado remoto, tudo o que você precisa saber

A atividade de secretariado remoto está ganhando força no Brasil. O trabalho pode ser realizado em casa, no formato escritório virtual, mas exige que o profissional seja formalizado.

O Secretariado Remoto é uma atividade empresarial caracterizada como MEI (Micro Empreendedor Individual) e cresce em grande escala no país.

Segundo o gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional, Enio Pinto, “os serviços de secretárias virtuais surgiram para atender à demanda de empreendedores que precisam de apoio profissional para organizar sua rotina administrativa e, assim, atender melhor seus clientes”.

Se você tem habilidades em prestar serviços administrativos, tem organização, disciplina e pontualiade, essa pode ser uma excelente opção de negócio pra você.

Para o profissional de secretariado remoto, dentre várias vantagens, a maior é a de ter a possibilidade de atender à várias empresas de uma só vez, e não apenas trabalhar pra uma empresa ganhando o piso salarial.

Quanto aos ganhos, depende da quantidade de clientes, e como MEI, o faturamente deve ser até 60 mil por ano. Caso ultrapasse este valor, a empresa deve mudar para outro enquadramento.

O que faz o profissional de secretariado remoto?

O profissional atende empresas e profissionais liberais, e pode oferecer serviços como:

  • coordenação de agenda;
  • controle financeiro;
  • levantamento de custos e orçamentos;
  • elaboração de contratos;
  • gerenciamento de fornecedores;
  • atendimento telefônico e prospecção;
  • planejamento de viagens nacionais e internacionais;
  • organização e contas pessoais e corporativas;
  • acompanhamento de processos burocráticos, envio e redação de documentações;
  • organização e despacho de documentos;
  • gerenciamento de emails;
  • organização de eventos;
  • follow-up de assuntos diversos;
  • entre outros…

A demanda é constante no serviço de secretariado: todo empresário, independentemente do ramo de atuação e do porte da empresa, precisa de um funcionário ou equipe que cuide das questões administrativas.

A personalização do trabalho é uma característica dessa atividade. É importante que o cliente e a empresa façam um briefing detalhado do que vai ser realizado.

Com as informações, firma-se um contrato que também servirá de guia para execução da tarefa, com definição de prazos, etapas de entrega e preço cobrado.

Para obter sucesso nessa empreitada, o secretário remoto deve estabelecer uma rotina com horários e tarefas a cumprir.

As vantagens do secretariado remoto

Você não vai se limitar apenas a um salário específico, porque você vai atender ao mesmo tempo diversos clientes, possibilitando em um ganho financeiro maior.

Uma outra vantagem é que você pode fazer praticamente tudo dentro da sua casa, por exemplo, sem precisar enfrentar o trânsito, ônibus e metrô lotado todo dia.

Como você deixa de ser empregado, e passa a ser empreendedor, você define a sua jornada e a dinâmica do seu trabalho.

Para o cliente que contrata o serviço de secretariado remoto, a principal vantagem está na economia de custos.

Registrar-se como Microempreendedor Individual é bom para as duas partes: quem contrata recebe a nota fiscal de prestação de serviços, assim como o MEI tem a segurança do trabalho formal.

Pela natureza jurídica da sua atividade, o MEI tem direito aos benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.

Passo a passo para iniciar o seu processo de abertura do MEI em secretariado remoto

Antes de se registrar como Microempreendedor Individual, é essencial informar-se o máximo possível sobre o respectivo regime, e se necessário, consultar um profissional especializado em práticas contábeis.

Você pode ter conhecimento de todas as regras do MEI pelo Portal do Empreendedor – Sebrae.

1) Consulta Comercial

Realizar uma consulta prévia na prefeitura ou administração local para verificar se no local escolhido para a abertura da empresa é permitido o funcionamento da atividade que se deseja empreender.

2) Busca de Nome e Marca

Verificar se existe alguma empresa registrada com o nome pretendido e a marca que será utilizada. Órgão responsável: Junta Comercial ou Cartório (no caso de Sociedade Simples) e Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

3) Formalização

O processo de formalização no MEI é prático e simples, sendo necessário um registro com seus dados cadastrais através do site, e ao final, o sistema já gera o número do seu CNPJ.

Dados cadastrais necessários:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Endereço da Empresa e da Residência;
  • Título de Eleitor;
  • Nº da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (se declarou nos últimos dois anos);
  • Consulta prévia de localização aprovada (se o município exigir);

Toda a formalização é feita por AQUI.

Código de Serviço

É muito comum surgirem dúvidas nesta etapa do processo: a escolha do código do seu serviço específico.

No momento, o sistema do MEI ainda não apresenta uma classificação específica para o serviço de Secretariado Remoto, porém há outras formas classificações que se aproximam da natureza dessa função que poderão ser selecionadas.

No meu caso, com auxílio que tive de um profissional de Contabilidade, eu optei pelo Código de Serviço número 03158, conforme abaixo:

03158 – Datilograf, digitação, estenogrf, expdnte, secret, redação, ed. revis, infr estrut adm e congêneres.

Como buscar clientes para para serviços de secretariado remoto

Receba pedidos de orçamento para serviços de Secretariado Remoto em seu e-mail

Criamos um cadastro gratuito para quem trabalha com Secretariado Remoto receber pedidos de orçamento de empresas de todo o Brasil.

Quero me cadastrar

Possuir presença digital não é mais uma opção para empresas que desejam atrair novos clientes, e sim uma obrigação. Com as estratégias de marketing digital, negócios de todos os tamanhos buscam aumentar a visibilidade na web, marcando presença ativa em redes sociais, plataformas de vídeos e, claro, nos motores de busca.

Independentemente do canal de distribuição adotado, o sucesso de um negócio depende, principalmente, da capacidade de percepção de oportunidade do empreendedor e da sua agilidade para se adaptar, aproveitando tendências e criando novas formas de fazer sua empresa ser conhecida por seus clientes.

Ter um website, elaborar uma estratégia para estar bem posicionado nos mecanismos de busca, estar presente nas redes sociais são bons caminhos para se tornar encontrável pelos clientes. As redes sociais têm potencial para colaborar ainda mais no que se refere ao aspecto credibilidade, pois um cliente pode sentir confiança na empresa se encontrar o depoimento de alguém que utilizou o serviço e se sentiu satisfeito.

Contudo, não basta criar uma página no Facebook e rodar uma campanha no AdWords para magicamente aumentar a visibilidade de sua empresa.

É muito importante construir um planejamento cuidadoso, com estratégias baseadas nos principais canais de comunicação online, para atingir os objetivos esperados.

A contratação de uma consultoria em Marketing Digital também pode ser uma opção para seu negócio, independentemente de ser de pequeno, médio ou grande porte.

Dica de ouro: venda benefícios, não apenas produtos

A internet está cheia de anúncios e conteúdos que vendem produtos e serviços, e muitos deles passam despercebidos pelos internautas. Por isso, não venda produtos: venda os benefícios e as soluções que eles possibilitam aos clientes.

Quais as soluções que o seu produto pode oferecer para o consumidor? Praticidade, economia e qualidade estão entre elas, certo? Então é isso o que você deve oferecer, aliado ao diferencial em relação aos concorrentes.

Como se tornar o melhor profissional em Secretariado Remoto

Aprenda ao lado da especialista Sandra Tarallo!

Sandra Tarallo, referência em Secretariado Remoto com experiência de mais de 19 anos na área do Secretariado Executivo e na área Remota Virtual desde 2009, criou o curso online mais completo do mercado para ajudar profissionais a desempenharem a função de secretariado remoto e virtual com excelência e com vantagem competitiva em todos os sentidos.

O curso é composto por +50 módulos, +50 e-books, +50 bônus e mais de 400 videoaulas, além de bônus extras e super bônus, com grupos fechados e aulas semanais exclusivas.

Para saber mais detalhes sobre o curso, clique abaixo:

Quero saber mais sobre o curso!

Participe de eventos

Estar presente em palestras e fazer networking pode ser uma grande oportunidade para quem quer ter atuar em secretariado remoto.

Nós criamos um artigo com os 3 eventos de secretariado que você não pode perder! Leia aqui.

Para quem quer contratar uma secretária remota

Hoje, uma das soluções usadas por muitas empresas é a secretária virtual, ou secretária remota,  uma forma barata e eficiente para aprimorar o atendimento ao consumidor.

O serviço funciona de maneira compartilhada, ou seja, a secretária que realizará o atendimento trabalha para mais de uma empresa, o que permite uma redução de custos significativa para todos.

Você acha que os benefícios param por aí? Veja as principais vantagens do serviço no artigo “Por que contratar uma Secretária Virtual para o seu negócio?”

Considerações

A tecnologia está muito forte no presente, e mais ainda estará desenvolvida no futuro, você não concorda?

Entenda que o trabalho de secretariado remoto é um trabalho que como outro qualquer exige esforço, empenho e dedicação. Nada impossível de se fazer!

Mas o seu diferencial vai estar no empenho, foco e dedicação, pode ter certeza!

E com o tempo você vai descobrindo novas formas de fazer. O importante é começar!

Comentários no Facebook

O que você achou deste artigo?