fbpx

Olá! Tudo bem?

É um prazer enorme compartilhar um pouco da minha história, jornada essa que me fez chegar aqui e fazer o que faço.

Foi lá em 2010 que tudo começou…

Começaram as descobertas, as indecisões, a insegurança, as cabeçadas, os obstáculos, muitos aprendizados e é claro, o início de uma trajetória transformadora.

Foi lá que eu descobri a profissão de Secretariado Executivo, e onde eu enxerguei uma grande oportunidade: fazer o que amo e ajudar milhares de pessoas ao mesmo tempo.

Ao saber que esquecemos o que ouvimos, lembramos do que vemos e só compreendemos o que fazemos, resolvi experimentar essa aventura em um universo desconhecido e compartilhar, de alguma forma, tudo o que eu aprenderia diante de todas as experiências que iriam ser vivenciadas dali por diante.

Sim, foi exatamente aí que o Manual da Secretária nasceu. Mas não só com o propósito de apenas escrever e compartilhar conteúdos. Muito mais que isso. Nasceu com o propósito de preencher o gap que existe entre a faculdade e a realidade dentro do mercado de trabalho.

Assim como as faculdades prometem nos tornar multi-potenciais e multi-competentes por meio de suas grades curriculares, são raras as vezes que conseguimos, de fato, aplicar todo esse conhecimento em prática…

Ou porque o ambiente de trabalho não exige e não reconhece essa capacidade, ou porque a faculdade está obsoleta diante das mudanças de mercado, ensinando os alunos a serem “tesouras” para cortar apenas papel, e não a serem como “canivetes suíços”.

Aqui eu me comprometo a ensinar formas e maneiras de alcançar o seu melhor, colocando em prática a sua multi-potencialidade (a qual às vezes você nem sabe que tem) seja lá em qual contexto você estiver. É possível sim, acredite.

Eu quero viver em um mundo onde ser diferente, criativo e multipotencial seja reconhecido e valorizado…

Eu quero viver em um mundo onde a competência, a sabedoria e as oportunidades estejam ao alcance de todos…

Eu quero viver em um mundo onde as pessoas façam o que amam, saibam o porquê estão aqui e deixem um lindo legado para construir um mundo cada vez melhor para as próximas gerações.

O projeto Manual da Secretária é um “abraçador” de causas, sempre com o propósito de contribuir com o desenvolvimento e empoderamento individual (intra) e coletivo (inter) das pessoas.

Em 2015 fui honrada ao ganhar o “Prêmio Profissional de Secretariado do Ano” da CONASEC através dos meus projetos no blog Manual da Secretária.

Em 2016 também iniciamos uma causa a favor da eliminação de barreiras geográficas, através da Semana do Secretariado, levando palestras e conteúdos de maneira online e gratuita para o mundo inteiro!

Eu tive 7 anos de experiência como secretária executiva em grandes empresas nacionais e multinacionais. Minha carreira iniciou em forma de estágio na Volkswagen Serviços Financeiros, depois como Assistente Administrativo na MAN LA, depois como Secretária Júnior na TozziniFreire Advogados, depois fiz intercâmbio no Canadá por 2 meses para melhorar o idioma, depois trabalhei como Secretária Sênior no Mattos Filho Advogados, depois como Assessora Executiva na Startup Keep Learning School ao lado de Murilo Gun e hoje, cá estou como “Comissária de Bordo” na Nave Migre Seu Negócio. UFA!

Durante todo esse tempo eu levei o projeto do blog em paralelo com o meu trabalho, dando pequenos e frutíferos passos. Hoje lidero o projeto com mais autonomia, como um protagonista na minha vida, ainda aprendendo e descobrindo muitas coisas, mas avançando a passos bem largos!

Ah! Já ia me esquecendo… Eu também divido o meu tempo com palestras, cursos, encontros entre profissionais e especialistas (Sec Meetup), hangouts (Conversas Paralelas), muita leitura, violino, caminhada, viagens na maionese, brincadeiras e muitos beijos na Lola.

Sobre Manual da Secretária

Uma vez ouvi dizer que para você ir rápido, é preciso ir sozinho. Mas para se ir longe, é preciso ir acompanhado… Vamos embarcar juntos nesta jornada?

SEJA BEM-VINDO À ESTE ESPAÇO!

Dicas de uma secretária para você alcançar o seu melhor

Assim como tudo na vida, o blog e todos os outros projetos advindos dele possui Objetivo, Missão, Visão e Valores.

Aqui estão as minhas para você poder ver se se identifica ou não:

Objetivo

Disseminar conteúdos, experiências e aprendizados para qualquer pessoa, em qualquer contexto profissional e em qualquer carreira alcance o seu melhor todos os dias.

Missão

Potencializar indivíduos e carreiras para contribuírem com um mundo melhor, mais justo e sustentável.

Visão

Ser um projeto referência em criatividade, competência e cultura orientada à felicidade.

Criatividade: não aceitar a primeira resposta certa, ampliar o repertório, pensar em alternativas, diminuir o esforço, ao mesmo tempo em que aumenta os resultados.

Competência: aprendizado contínuo e execução das atividades com excelência.

Cultura orientada à felicidade: criar um ambiente onde as pessoas se sintam felizes através do bom humor e inspiradas a buscar transformações em suas rotinas.

Valores

Acredito que o bom humor é essencial para a felicidade das pessoas.

A curiosidade é o que nos move para a inovação.

A gentileza, simpatia e o respeito criam harmonia nas nossas relações.

A empatia nos deixa mais sensatos e humanos.

A ética orienta nosso comportamento e ações.

Bianca Rosário - Manual da Secretária

UM POUCO MAIS SOBRE MIM…

Meu nome é Bianca Rosário, tenho 25 anos, sou Secretária Executiva de formação, mas me considero um “Frankenstein” por ser um conjunto de retalhos do que mais amo fazer.

Sou também empreendedora, palestrante, redatora, mentora, aprendiz de Marketing Digital e uma eterna “aprendedora” da vida.

Estou sempre atenta a novas metodologias, ferramentas, estratégias, habilidades e soluções que possam auxiliar as pessoas a praticarem aquilo que amam cada vez melhor, trilhando uma carreira admirável e recheada de significado.

Me atrevo também a falar sobre criatividade, inovação, negócios e de vida com uma linguagem humorada, simples, acessível, e principalmente sem mimimi ou blábláblá.

Quando você se torna melhor, você cria dias melhores, ambientes melhores, oportunidades melhores, atrai pessoas melhores e acima de tudo, é capaz de criar um mundo melhor. Simples assim.

Uma vez ouvi alguém dizer que o especialista é só um aprendiz que está aprendendo há mais tempo…