fbpx
abril 20, 2016

Como lidar com o stress no trabalho

Quando tratamos o tema “stress no trabalho” é muito comum que a secretária se identifique com esse sentimento, uma vez que é ele quem gerencia os principais problemas da empresa, da equipe e do executivo. E em meio a isso, aqui vai uma pergunta: você acha que é possível ser feliz em um cenário estressante? Veja só estas dicas: Todos nós vivemos em um mundo imerso em cobranças e conseguir ser feliz dentro desse cenário é um desafio. Se observarmos a equipe de futebol da Alemanha na última Copa do Mundo, percebemos um time com atletas felizes, que entravam em campo com um único objetivo: superar as adversidades e vencer usando calma e competência. E foi assim que a equipe passou por adversários duros e venceu a Argentina na final. Mas como eles conseguiram, com tanta pressão e estresse? Com foco. A lição pode ser usada também no mundo corporativo, onde […]
abril 6, 2016

Assédio moral: saiba se você é vítima ou não 5/5 (1)

Lendo um artigo sobre assédio moral, encontrei um termo muito interessante chamado “Gaslighting“. Uma pessoa anônima conta um pouco da sua história e como foi vítima desse tipo de assédio, que é moral. Trazendo o contexto na realidade da profissão de secretariado executivo, é triste afirmar que sim, muitas(os) profissionais são alvo de assédios morais constantes dentro das empresas. Por se tratar de um texto muito comovente e que assume, de certa maneira, alguns aspectos da realidade da(o) secretária(o) executiva(o), resolvi compartilhar essa triste história com vocês que felizmente tem um final feliz! Espero poder também ajudar e sanar algumas dúvidas com relação à este tema [assédio moral]: Era o emprego dos sonhos. Quase o dobro do salário, cargo com mais responsabilidade, num setor no qual queria entrar há muito tempo… E ainda por cima o escritório ficava mais perto de casa! No dia em que assinei o contrato, disse […]
abril 2, 2016

6 dicas de organização para a mesa de trabalho

O tema deste post é sobre organização da sua mesa de trabalho, assunto no qual sempre está em destaque em todos os lugares, para todas as pessoas. Isso porque só através da organização é possível elevar os níveis de produtividade desejada. É importante lembrar que PRODUTIVIDADE não é só fazer mais tarefas em menos tempo, mas também saber priorizar cada atividade (importante / urgente / circunstancial) como aprendemos em alguns posts anteriormente: Saber administrar o seu dia é fundamental para render mais e aproveitar seu dia Práticas que auxiliam a Gestão do Tempo Algumas dicas relevantes sobre como Administrar melhor o seu precioso tempo Confira 6 dicas para evitar que as pessoas confundam o seu ambiente de trabalho com uma zona de guerra =) Primeiro Passo: Separação Vamos imaginar que a mesa do executivo seja uma completa desorganização… papel espalhado para todos os lados. Pois é, chegou o momento de mudar essa situação. […]
março 13, 2016
Método GTD

O que é e como aplicar o método GTD, Getting Things Done 4.67/5 (3)

Pesquisando sobre métodos que realmente funcionem para gerenciar de maneira eficaz todas as informações que chegam até mim e, consequentemente, gerenciar melhor o meu tempo, conheci o super método GTD. Para conseguir dar conta da casa, do trabalho, dos filhos e ainda ter tempo para praticar hobbies e se divertir, basta que a mulher se organize, reveja suas prioridades e passe a fazer aquilo que realmente importa. A utilização de um método de organização pode ajudar você a ter mais foco. Frases do tipo “não tenho tempo para nada”, “não posso ir ao cinema porque tenho que arrumar a casa”, “minha vida é um caos” são comuns entre as mulheres. O dia tem 24 horas, o que muitas vezes não é suficiente para dar conta de todos os afazeres que a mulher acumula. GTD significa “Getting Things Done”, uma metodologia de gerenciamento de ações e de tempo criado por David Allen. […]
março 12, 2016
O que é budget, e como fazer um

O que é budget, e como fazer um

Certamente muitas(os) de vocês já ouviram falar a palavra budget no meio empresarial, até porque uma de nossas responsabilidades é contribuir com o planejamento do budget da área/departamento. Este é um procedimento muito importante para as empresas. Para uso pessoal, um budget permite-lhe ser mais organizado e decidir onde vai gastar o dinheiro durante o mês seguinte. Com um budget é possível colocar dinheiro de parte, pagar as dívidas e planear o futuro. Definição de budget Budget (pronuncia-se bâdget) é um termo da língua inglesa que significa orçamento. É frequentemente utilizado no meio empresarial para designar o orçamento periódico (normalmente anual) feito por uma empresa, onde são inseridas variáveis de custos, receitas e despesas, definindo um plano de contas. O budget é normalmente o plano base para início da atividade produtiva. Através desse plano estratégico, são traçados os objetivos de venda e produção e se consegue fazer uma previsão das condições […]
março 6, 2016

O papel do profissional de Secretariado Executivo 5/5 (1)

Você já parou para pensar sobre a relevância e o peso que o profissional de secretariado executivo carrega dentro das organizações? Se ainda não teve essa “noção”, então invista alguns minutos do seu tempo para “sentir” a importância do papel deste profissional na vida de uma empresa: Existe uma frase muito famosa que resume em poucas palavras o resultado que a profissão traz ao executivo, e consequentemente, à organização: “Por trás de um grande líder, há sempre uma grande secretária executiva” Hoje o profissional de secretariado executivo é considerado: • Gestora de Informações: atua multiplicadora e ao mesmo tempo como “filtro” de informações e garante que somente os problemas mais sérios sejam levados para o executivo já com alguma solução. Esse profissional deve saber gerenciar as informações para saber como processá-las de passá-las adiante. • Conectora de pessoas: intermedia todas as áreas e é super ativa nos processos comunicacionais eliminando […]
março 2, 2016

Um erro que as secretárias devem corrigir

Quando eu assisti o video que o Erico Rocha publicou falando de um erro que 80% da platéia dele se levantou para corrigir, eu imediatamente lembrei de nós secretárias. Não adianta eu explicar, só posso dizer que é um erro que impossibilita a maioria das pessoas de progredir na carreira. Assiste o video do Erico pra ver qual é este erro.   Tem um e-book que recomendo pra todo mundo que é “As 100 palavras mais utilizadas em inglês”   O que você achou deste artigo? Nota
fevereiro 28, 2016
Organizando o Checklist e Follow-up

Organizando o Checklist e Follow-up 5/5 (1)

Você já parou para pensar que Checklist e Follow-up são as duas principais técnicas na vida de uma secretária executiva? Vale a pena saber o que é um Checklist/Fup! Se você já sabe, então veja como aprimorar ainda mais esta técnica que ajuda e facilita muito a sua rotina: Check-list É um espécie de lista de verificação detalhada em que se encontram relacionadas todas as tarefas para execução de uma determinada atividade; Deve ser verificado frequentemente para garantir que cada tarefa esteja sendo devidamente providenciada; Um exemplo é o planejamento de uma reunião através do check-list. Veja o exemplo a seguir: Reunião Extraordinária de Sócios – Anual Checklist Pendente Verificando Concluído Definição de data e horário Envio de invite a todos os participantes e secretárias (via outlook) Lista de presença Definição da pauta Elaboração do cronograma Preparação da ata Reserva de sala Programação de videoconferencia com as filiais Projeção da […]
janeiro 21, 2016
Como aprender qualquer coisa em 20 horas

Veja como aprender qualquer coisa em 20 horas

Sempre fui viciada em aprender coisas novas. Seja para usar no trabalho, ou pra jogar conversa fora com as amigas. O fato é que eu adoro aprender! E aprender qualquer coisa é muito mais rápido do que você imagina. Qualquer pessoa pode aprender qualquer coisa, depende só de vontade e disciplina. Imagine que você teve a oportunidade de participar de um evento que pode ser importantíssimo para você, e durante o almoço surge uma conversa sobre o momento atual político no Brasil. Pedem sua opinião sobre os erros que foram cometidos entre os governantes, porém você não tem ideia de como funciona a política no país para ter uma opinião formada. Bem ruim, não? O que estou querendo dizer é que você não precisa se tornar um expert em um assunto que não é seu maior foco, mas que seria maravilhoso pelo menos entender um pouco sobre cada assunto diferente que está […]
dezembro 30, 2015
Metas SMART: Conheça o método para criar metas inteligentes

Metas SMART: Conheça o método para criar metas inteligentes 4/5 (2)

O Método SMART, como o próprio nome já diz, é um método mais inteligente no que diz respeito ao estabelecimento de Metas e Objetivos. É muito comum nos preocuparmos com o planejamento de novas metas e objetivos ao final dos anos e não ter conseguido realizar nem um terço do que foi planejado. Você já teve essa sensação de “improdutividade” alguma vez? Pois bem, 99% das pessoas já tiveram essa sensação, então você não está sozinho(a)… Mas saiba que muitas delas conseguiram “reverter o jogo” simplesmente porque aplicaram o Método SMART em seu planejamento. A finalidade do Método SMART Este método tem a finalidade de fazer com que suas metas e objetivos sejam específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas, e acima de tudo, realizáveis. O Método Smart consiste em: S: be specific (ser específico) M: be measurable (ser mensurável) A: be attainable (ser atingível) R: be realistic (ser realista) T: timely (ser tangível) Explicando […]
dezembro 6, 2015

Saiba a diferença entre Secretária júnior, pleno e sênior

A profissão de secretariado possui 3 estágios de carreira dentro das organizações. Confira quais são esses estágios: ⦁ Secretária júnior: geralmente assessora secretárias sênior e dá suporte à equipe no que diz repeito ao atendimento telefônico, prestações de contas, agendamento de reuniões, reserva de salas e recursos, elaboração de relatórios, memorandos, controle de material, organização de arquivos, entre outras atividades mais básicas. Média de tempo de experiência: de 1 a 3 anos. Média de salário: de R$2000,00 – R$3500,00 ⦁ Secretária pleno: geralmente realiza atividades específicas, que exigem profundo conhecimento. Assessora diretamente executivos a nível de gerência e diretoria. Tem liberdade de escolha e decisão. Média de tempo de experiência: de 3 a 6 anos. Média de salário: de R$4000,00 – R$5500,00 ⦁ Secretária sênior: Toma decisões. Age de forma autônoma, com base no conhecimento e experiências adquiridos ao longo da carreira. Gere pessoas e projetos. Essa profissional deve saber liderar e […]
novembro 29, 2015

9 dicas sobre a lei da empregada doméstica para facilitar sua vida

Como atributos da profissão de secretariado executivo, nós sempre acabamos fazendo algumas tarefas particulares dos chefes a fim de facilitar a vida deles, uma vez que a rotina é muito corrida. E se tratando de questões particulares, muitas secretárias tiveram a “missão” e a “responsabilidade” de programar pagamentos da empregada doméstica e entender sobre o assunto. Como o objetivo do blog é ajudar e facilitar a vida dos profissionais de secretariado, resolvi fazer um post sobre a nova lei da empregada doméstica e sanar algumas dúvidas com relação às novas obrigações: A lei das Empregadas Domésticas vem ganhando cada vez mais foco jurídico em função de contribuir com os direitos e com a regulamentação da profissão. A fim de sanar algumas dúvidas sobre a nova lei que entrou em vigor em 06 de novembro de 2015, listamos abaixo os 9 principais itens que os empregadores domésticos deverão dedicar mais atenção […]
novembro 9, 2015

Slack – Como esse aplicativo facilita sua vida na empresa

O Slack é um aplicativo que foi lançado por uma startup de São Francisco, em agosto de 2013. O app foi criado por Stewart Butterfield após perceber que o Flickr nunca seria um grande player de mercado. Decidiu então, investir no Slack que começou como uma ideia interna para melhorar o desempenho de sua equipe de trabalho e se transformou no fenômeno da comunicação corporativa. O Slack é utilizado por gigantes como NASA, Samsung, LinkedIn, Ebay, Harvard e muitos outros. Qual o verdadeiro potencial do Slack? O Slack funciona como uma rede social. Com ele, qualquer pessoa pode criar uma sala de bate-papo, com múltiplos canais, dentro de uma empresa, com assuntos distintos e para grupos diferentes. Dentro de cada um desses canais, a ferramenta permite trocar mensagens de texto, documentos e compartilhar fotos ou vídeos. O objetivo é ganhar tempo e eliminar os famosos e-mails enviados com cópia para […]
outubro 29, 2015
A função gerencial da Secretária Executiva

A função gerencial da Secretária Executiva 5/5 (1)

A secretária executiva enfrentou muitos tabus e quebra de paradigmas. Confessamos que ainda, tem muito a enfrentar, mas cada vez mais ela toma posição de destaque dentro da organização. E, um desses destaques é sua atuação na função gerencial. Cabe aqui, mostrarmos que, infelizmente não são todas às empresas, à aderirem esse novo conceito, ou seja, ainda falta muita conscientização da valorização dessa profissional. Secretária ou gestora? Se nós relembrarmos, em meados de 1960, a secretária era considerada uma escrava. Fazia mecanicamente, o que o seu chefe ordenava. Hoje, no ano de 2002, a secretária é totalmente polivalente, assessora, pró-ativa, flexível, responsável, com bom senso, iniciativa, competência, postura profissional, dinamismo, agente facilitador, com etiqueta pessoal profissional e tantos outros predicativos, fez com que a secretária formasse decisões, participando-as ao seu executivo. Com isso, não faltaram gestores com qualidades semelhantes, para enxergar tais mudanças de comportamento e engrenar a profissional secretária […]
outubro 26, 2015

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas | By: Marcus Lucas

Marcus Lucas, mestre em Sistemas de Informações Globais e Telecomunicações e empreendedor digital, relata sobre algumas maneiras de lidar com pessoas difíceis no ambiente de trabalho, um desafio que todos enfrentamos ao longo da nossa carreira. Vale a pena conferir! 7 Maneiras Inteligentes De Lidar Com Pessoas Tóxicas “O homem superior vive em paz com todos, sem agir como todos. O inferior age exactamente como todos e não consegue convencer ninguém.” Confúcio Sobreviver aos altos e baixos e passar por cima das mudanças de humor de outras pessoas pode ser muito desafiador. É importante, porém, lembrar de que pessoas temperamentais e negativas podem estar passando por uma fase difícil em suas vidas. Elas podem estar doentes, extremamente preocupadas, ou mesmo sentindo a falta daquilo de que necessitam em termos de amor e apoio emocional. Pessoas como estas precisam ser escutadas, apoiadas e cuidadas. Embora, por qualquer que seja a causa de suas mudanças de humor repentinas e negatividade, você ainda precise se proteger do comportamento delas às vezes. Mas existe outro tipo de comportamento temperamental e negativo: o do bulinador tóxico, que usará seus balanços de humor para intimidar e manipular. Este é o aspecto do temperamento ruim, que inflige abusos e miséria duradouros. Se você observar estas pessoas de […]