Uncategorized - Manual da Secretária Executiva
outubro 26, 2015

7 maneiras de lidar com pessoas tóxicas | By: Marcus Lucas

Marcus Lucas, mestre em Sistemas de Informações Globais e Telecomunicações e empreendedor digital, relata sobre algumas maneiras de lidar com pessoas difíceis no ambiente de trabalho, um desafio que todos enfrentamos ao longo da nossa carreira. Vale a pena conferir! 7 Maneiras Inteligentes De Lidar Com Pessoas Tóxicas “O homem superior vive em paz com todos, sem agir como todos. O inferior age exactamente como todos e não consegue convencer ninguém.” Confúcio Sobreviver aos altos e baixos e passar por cima das mudanças de humor de outras pessoas pode ser muito desafiador. É importante, porém, lembrar de que pessoas temperamentais e negativas podem estar passando por uma fase difícil em suas vidas. Elas podem estar doentes, extremamente preocupadas, ou mesmo sentindo a falta daquilo de que necessitam em termos de amor e apoio emocional. Pessoas como estas precisam ser escutadas, apoiadas e cuidadas. Embora, por qualquer que seja a causa de suas mudanças de humor repentinas e negatividade, você ainda precise se proteger do comportamento delas às vezes. Mas existe outro tipo de comportamento temperamental e negativo: o do bulinador tóxico, que usará seus balanços de humor para intimidar e manipular. Este é o aspecto do temperamento ruim, que inflige abusos e miséria duradouros. Se você observar estas pessoas de […]
outubro 18, 2015

A oralidade como ferramenta de trabalho

O tema da “oralidade” é discutido como ferramenta de sucesso, principalmente de trabalho quando empregado no mundo corporativo, pela classe do secretariado, pois o Secretário Executivo por estar apto a ser um cogestor e ter formação para desempenhar funções de um estrategista, assessora um executivo e convive no mundo dos negócios. Enfatizar a “oralidade” quando o Secretário Executivo transmitir uma comunicação enxuta, educada e perfeita ao interagir face a face com diversas pessoas, de diversas culturas, desde a mais humilde até a mais esclarecida, como também com os diversos níveis hierárquicos, dentro da empresa, diretoria, presidência, além de clientes e visitantes, com a finalidade de que metas e objetivos da empresa sejam alcançados. Os  aspectos levantados dentro da comunicação oral direcionam para uma linha a proporcionar uma oportunidade ao profissional Secretário Executivo de obtenção de liderança ao se interligar com pessoas, enfatizando seu comportamento e também o relacionamento humano, dentro […]
outubro 4, 2015

O blog Manual da Secretária foi o ganhador do Prêmio Profissional de Secretariado do Ano!!!!!!

Olá pessoal!!! Hoje estou aqui carregando essa felicidade imensa para informá-las que SIM, O BLOG MANUAL DA SECRETÁRIA EXECUTIVA FOI O PROJETO GANHADOR DO PRÊMIO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO DO ANO!!!!! Foram 4 anos de muita dedicação, muito esforço, muito trabalho e muito, muito amor com a profissão de Secretariado Executivo! A minha maior inspiração, felicidade e orgulho é saber que o blog Manual da Secretaria se tornou uma referência de conhecimento e auxílio para muitas pessoas! Realmente não existe preço que pague todo esse reconhecimento que tive neste dia tão, tão especial na minha vida! Ter sentido na pele toda essa energia positiva, todo o apoio e carinho do público foi realmente uma das emoções mais preciosas e lindas da minha vida! Dedico esse prêmio ao meu grande parceiro da vida, Vinicius Cunha Alves, o grande incubador e acelerador das ideias do blog; ao meus inúmeros e queridos parceiros e […]
setembro 29, 2015

Inove com o antigo, Reinvente-se com o novo

Inove com o antigo, reinvente-se com o novo O perfil do profissional de secretariado sempre foi arrojado, desafiador e desbravador […]. Essas características é que garantiram as conquistas ao longo das últimas cinco décadas. Profissionais de secretariado, comprometidos com as causas da profissão, foram cada vez mais se organizando em busca de melhores condições de vida e trabalho.” Bernadete Lieuthier   A palavra secretária (o) tem origem no Latim, onde encontramos, a princípio, as palavras: secretarium/secretum, que significa lugar retirado, conselho privado; e secreta: particular, segredo, mistério. Sabe-se, também, que este profissional teve suas origens com os Escribas, profissional de atuação destacada em toda a Idade Antiga, junto aos povos que desenvolveram a escrita e o comércio. A trajetória deste profissional transcende séculos, trazendo consigo toda uma carga histórica, que tem influência direta em suas ações. Ao longo dos anos este profissional passou por mudanças significativas, tanto em seu perfil, […]
setembro 28, 2015
Aplicando A Arte da Guerra em 4 passos

Saiba como aplicar a Arte da Guerra na sua vida profissional

Sun Tzu é bastante conhecido por seu livro A Arte da Guerra, que é uma filosofia de guerra para administrar conflitos e vencer combates. Sun Tzu foi um general, filósofo e estrategista chinês que viveu entre os anos 544 e 496 a.C. e até hoje seus conselhos inspiram legiões de líderes a motivarem outros ao sucesso, honra e glória em suas diferentes métricas e formas. O livro A Arte da Guerra de Sun Tzu é um rico e verdadeiro tratado sobre planejamento, estratégia e liderança. Peça a 100 pessoas para nomearem o melhor livro de negócios que já leram, e provavelmente boa parte dirá “A Arte da Guerra”, ou pelo menos citará como referência. A Arte da Guerra é um dos mais antigos tratados de guerra, se não for o mais. Embora as táticas militares e condições sistêmicas tenham mudado desde a época de Sun Tzu, seus ensinamentos teriam influenciado, segundo a Enciclopédia Britânica, […]
setembro 28, 2015

Empreendedorismo secretarial

Quando nos dispomos a falar em empreendedorismo imagina-se logo em um indivíduo abrindo um negócio, sua própria empresa objetivando vender produtos ou serviços. Diga-se, então, que é materialização de um desejo, de um sonho, de uma vocação, ou de um talento. O individuo tem motivação demasiada trabalhando em determinado negócio, com atividades específicas, ou seja, é o brilho nos olhos, paixão pelo que faz que o estimula a romper obstáculos e se dedicar com tempo integral. Neste sentido, Dolabela (2006) define o que empreendedorismo: […] aborda a relação de oportunidade entre o individuo e o seu sonho, a sua visão, a sua ideia. Uma ideia, para ser viável, além de sua coerência com o ambiente externo, deve ser congruente com o indivíduo empreendedor; Ao relacionar o resultado da atividade empreendedora aos sonhos, visões e desejos da sociedade e do empreendedor, o empreendedorismo pode ser visto como um instrumento auxiliar na […]
setembro 28, 2015

O Secretariado Moderno: Uma profissão de competências diversas

O Secretariado Moderno: Uma profissão de competências diversas Por Bianca Fagundes Ao falar em “competência”, compreendem-se também as habilidades que o profissional de secretariado deve desenvolver para assumir um bom lugar no mercado moderno, exercendo sua função de forma destaque e alcançando notoriedade na instituição em que atua. Pela proximidade entre “competência” e “habilidade”, tomemos como premissa o que expõe Perrenoud (1999): “A competência não é o uso estático de regrinhas aprendidas, mas uma capacidade de lançar mão dos mais variados recursos, de forma criativa e inovadora no momento e do modo necessário”. Assim, a capacidade estaria composta por várias habilidades – sendo, as habilidades, capacidades técnicas para realizar tarefas. Desta forma, o secretariado moderno precisa munir-se do aspecto técnico e desenvolver competências em variadas áreas, incluindo aquelas que não estão diretamente relacionas às atividades de sua incumbência primeira. Ao passo que a profissão evolui, o perfil do profissional se expande e este passa a abranger vários setores dentro da […]
setembro 28, 2015
competências secretariais

Adaptabilidade das competências secretariais

O Brasil é reconhecido por ser uma potência em vários quesitos, além de modelo, para muitas áreas e profissões. O profissional de secretariado é visto no mundo inteiro, como precursor e parâmetro, para os demais profissionais de secretariado ao redor do mundo. Países como: Angola, Moçambique, Portugal, Peru, Estados Unidos, África do Sul, entre outros, tem estudado o desenvolvimento da profissão no país, buscando formas para implantação, seja nas universidades locais, ou para torná-la uma profissão regida por lei, assim como no Brasil. No ano de 2011, o jornal inglês The Guardian, publicou uma matéria sobre a profissão de secretariado, onde duas pesquisas apontavam como o secretariado sendo a terceira profissão que mais cresce no mundo, e os profissionais brasileiros, os mais bem preparados. Quanto orgulho! Sem dúvida! Porém, apesar de toda essa propagação internacional, o secretariado no Brasil, tem perdido espaço nos últimos anos, ora por fechamento de cursos […]
setembro 28, 2015

O perfil do profissional de secretariado nas organizações | Cristiana Cruz

Como falar deste papel tão importante que é a função do profissional de secretariado? Como já dizem, este profissional não só atende telefone nem serve cafezinho. Hoje esse profissional é a chave de entrada e saída da   empresa, e cada dia mais está ocupando e se destacando em tarefas que antes não fazia. A agenda dos seus diretores é apenas um requisito, pois além disso esse profissional dá opinião e enxerga além das tarefas que lhe é confiada, tem jogo de cintura para lidar com situações, e não deixar a peteca cair quando há algum problema que  sai do controle. Além disso busca soluções, negocia, e sempre procura entregar a solução antes do problema para o seu gestor. Por ser multitarefas, sempre está se atualizando, fazendo cursos, frequentando workshops e fazendo seu marketing pessoal. Este relacionamento leva a imagem da sua empresa para o conhecimento de outros parceiros, facilitando a comunicação […]
setembro 22, 2015

10 dicas para uma vida com mais movimento no trabalho para as secretárias

Passar a maior parte do seu tempo dentro do escritório sem fazer exercício algum prejudica (e muito) a nossa saúde em vários aspectos: postura, ganho de peso, problemas circulatórios, surgimento de dislipidemias (doenças relacionadas a distúrbios no sangue, como colesterol, aterosclerose) e doenças hipocinéticas (doenças relacionadas ao homem moderno, todas as doenças que o sedentarismo provoca por falta de movimento). Em função disto, achamos um artigo super legal no qual Fernanda Andrade, especialista em Educação Física, dá várias dicas simples e eficazes que podemos realizar durante a nossa jornada de trabalho! Confira as 10 dicas : 1-Use a escada, inicie subindo um andar de escadas, e aumente um andar a cada semana, até ir ao seu departamento sempre de escadas. 2-Visite mais seus colegas de trabalho na empresa, vá até eles em intervalos onde os compromissos diminuem para resolver algo que resolveria por email ou para desejar um simples bom dia, isso fará […]
agosto 22, 2015

Secretárias: cuidado ao usar as redes sociais, pois todos estão vendo você, inclusive o empregador!

Olá secretárias! Gostaria de compartilhar um artigo muito interessante escrito pela querida Stefi Maerker, fundadora e diretora da Sec talentos humanos, sobre como ser cauteloso ao utilizar as mídias sociais hoje em dia. Confira! Vivemos um momento econômico muito singular em que as empresas mudam constantemente, disponibilizando profissionais, trocando de foco, sendo vendidas ou incorporando outras companhias. Isto faz com que muitos profissionais coloquem os seus currículos à disposição do mercado e hoje isto é feito através das mídias sociais. E, cada vez mais, as empresas também buscam futuros candidatos nas redes sociais, divulgando vagas ou buscando diretamente os candidatos pelas informações contidas nos currículos. Então, este é o momento de pensarmos em como agir e quais as informações que queremos disponibilizar para conseguir um novo desafio ou trocar de emprego. Porém, quero chamar a atenção para que todos tenham muito cuidado com o que postam em redes sociais como […]
julho 7, 2015

O que você deve saber sobre a área de Secretariado Executivo

Solucionar problemas, ter nas mãos as informações mais importante e saber administrar os processos de trabalho são uma das funções mais importantes que a profissão de Secretariado Executivo exige no cenário atual. O papel da secretária evoluiu muito e é por isso que a profissão se tornou tão relevante no mercado. Sem a atuação desse profissional para facilitar os processos, não só a performance dos chefes como a dinâmica / organização da empresa iriam por água a baixo. É preciso, acima de tudo, saber tomar decisões, pois este profissional é o braço direito das pessoas mais poderosas dentro das organizações. O site “VilaMulher.com” fez uma matéria com Kátia Alves Pereira, diretora e fundadora do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de Minas Gerais. Ela deixa claro sua percepção com relação à evolução da profissão: O reconhecimento da profissão perante as empresas e ao mercado de trabalho se dá devido à solidificação do novo […]
Maio 25, 2015

Como criar apresentações vencedoras

As apresentações de negócios são comuns nos dia a dia de empresas de todos os tamanhos. Seja uma apresentação interna com dados e relatórios, uma palestra motivacional ou informativa ou ainda a apresentação de um produto ao cliente, uma das maiores dificuldades é saber como condensar a informação de maneira correta para não deixar a apresentação maçante. Existem diversos softwares que são desenvolvidos especialmente para trabalhar diretamente em apresentações de slides. Esses produtos oferecem diversas opções para criar uma apresentação dinâmica e muito mais bem elaborada. PowerPoint O Microsoft PowerPoint é um programa de criação e edição de apresentações de slides, para Windows, Android e iOS, que faz parte do pacote Office. A ferramenta disponibiliza recursos como edição de vídeos e novos efeitos de imagens e é bem fácil de utilizar. Os menus estão em uma barra superior, onde você pode configurar o tema da apresentação, o fundo dos slides, […]
Maio 23, 2015

Qual a sua personalidade? Descubra aqui e saiba como se relacionar com as pessoas ao seu redor!

Olá pessoal! Participei de uma palestra recentemente sobre tipos de personalidades no ambiente corporativo e achei muito interessante! Edilberto Camalionte, um dos sócios da empresa Atingire, abordou temas sobre conhecimento, personalidades e dicas de comportamento no ambiente corporativo. Uma das metodologias que ele compartilhou conosco foi a tipologia da personalidade, definindo-as em 4 cores: Cinza, Amarelo, Marrom e Vermelho. Normalmente, as pessoas exibem em seus comportamentos um mix desses tipos, mas quase sempre é possível apontar uma cor predominante. Confira agora o que cada cor significa, segundo a Atingire: Personalidade Cinza: Essas pessoas valorizam as evidências concretas, estão mais predispostos a fazer contas e comparar ofertas. Normalmente são assertivos, não querem “perder tempo”. São imparciais, separam com mais facilidade pessoas e fatos. Dicas de atendimento para esta cor: 1. Pode ir direto ao ponto. O “quebra gelo”, tão presente na cultura dos brasileiros, não é tão importante. 2. Não se […]
Maio 12, 2015

6 dicas de Laszio Bock, diretor de RH do Google, para uma boa entrevista de emprego

Ao pesquisar sobre assuntos que envolvessem dicas para uma boa entrevista de emprego, encontramos um artigo super interessante no Exame.com com Laszio Bock, líder da área de pessoas no Google global desde 2006. Ele é a pessoa responsável por atrair, desenvolver e reter talentos da empresa. Não existe nada melhor do que ler as dicas de um dos líderes da empresa que foi e é considerada “a melhor empresa para se trabalhar”, não é mesmo? Então confira as seis dicas que Laszio Bock nos apresenta para se dar bem nas entrevistas de emprego: 1. Advinhe o futuro Você pode antecipar 90% das perguntas que serão feitas durante a entrevista. Três delas são bastante comuns: “Me fale um pouco sobre você?”, “Qual é sua maior fraqueza?” e “Qual é o seu maior ponto forte?”. Ainda assim, as demais perguntas fazem parte de uma lista fácil de advinhar, como “Por que você quer este trabalho?” ou “Me […]
EnglishPortugueseSpanish